O Instituto Rio21 divulgou sua 9ª Pesquisa de Avaliação Municipal. Esta, realizada em parceria com o Diário do Rio, ouviu 2.203 cariocas, entre os dias onze (11) e treze (13) de março de 2024. A coleta dos dados foi realizada de forma virtual.
Dentre as questões abordadas na pesquisa, o Instituto Rio21 se propôs por observar a avaliação da gestão da prefeitura do Rio de Janeiro conforme diferentes critérios demográficos. Embora não apresentem, necessariamente, a intenção de votos do atual governo, os resultados da pesquisa permitem apontar caminhos e direcionamentos para o Executivo municipal, há pouco menos de seis meses para a realização do primeiro turno das eleições.
Ao considerar a avaliação da gestão municipal segundo a localidade dos entrevistados, os dados mostram que a prefeitura de Eduardo Paes recuperou popularidade em regiões estratégicas da cidade. No presente momento, o atual governo obteve avaliações positivas (ótima/boa) por 49,8% dos moradores da zona norte, e 40,9% dentre os habitantes do centro.
Estes indicadores mostram um aumento expressivo de avaliações positivas à gestão municipal nestas regiões da cidade. Afinal, somente na zona norte, aqueles que consideram a atual gestão da prefeitura como ótima ou boa subiram mais de 19 pontos percentuais (19,1%) em relação à pesquisa anterior do Rio21, realizada em novembro do ano passado. No centro da cidade, as avaliações negativas (ruim/péssima) à prefeitura registraram queda de 15,5% durante o mesmo período.
Quando se analisa os indicadores sob uma perspectiva mais ampla, os dados sugerem que as avaliações positivas à gestão da capital fluminense obtiveram aumento em todas as regiões do município do Rio em relação ao final do ano de 2023. Avaliações ótimas/boas da gestão municipal subiram 6,0% na zona oeste da cidade – de 29,3% para 35,3% e as avaliações negativas diminuíram em 5,0%. Dentre os moradores da zona sul, as avaliações à gestão municipal apresentaram uma migração mais contida. As avaliações regulares registraram queda de 5,9% em relação à pesquisa realizada em novembro, enquanto as avaliações negativas mantiveram o índice de 39,1%.
Neste sentido, nota-se uma mudança de panorama em relação ao ano passado, quando a prefeitura do Rio obtinha maior percentual de avaliações positivas na zona sul. No retrato da pesquisa deste primeiro trimestre do ano, os dados indicam que o governo Executivo conquistou popularidade expressiva em regiões onde antes encontrava maior rejeição, mas ainda preservando os indicadores positivos na zona sul. Em contrapartida, a capilaridade do governo de Eduardo Paes aparenta sofrer maior resistência na zona oeste da cidade. Esta é a única região do município onde a prefeitura obteve menos de 40,0% de avaliações positivas, enquanto também possui a maior rejeição (41,7%).
“Na região do Centro do Rio de Janeiro a avaliação do Prefeito tem dado sinais de avanço. Isso pode estar relacionado aos projetos para a área, como os projetos Reviver Cultural e Reviver Centro, entre outros. A área central do Rio de Janeiro tem recebido forte atenção do Poder Público, o que se reflete na melhor avaliação de imagem.” Destaca Philippe Guedon, diretor de pesquisa do Instituto Rio21.
Para conferir os demais resultados da pesquisa, basta clicar no link.