Vereadora Monica Cunha (PSOL) liderou a instalação da Frente Parlamentar de Afroturismo na Câmara de Vereadores do Rio nesta última terça-feira (10/04). A iniciativa visa ampliar políticas públicas de valorização da cultura negra e combate ao racismo, através do desenvolvimento do afroturismo.
O termo “afroturismo” abrange serviços turísticos centrados na história e cultura negra globalmente, com semelhanças entre os EUA e o Brasil devido ao passado escravocrata compartilhado. Monica Cunha, presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo (CECOR), destaca que a Frente proporcionará um espaço para o debate inclusivo, ouvindo grupos frequentemente marginalizados nas discussões sobre turismo. O objetivo é promover a valorização do patrimônio histórico-cultural afrodescendente, resgatando memórias e fortalecendo a identidade negra na indústria do turismo.
Parece até que o RJ só tem herança africana quando ele foi construído por uma penca de etnias.
Já fizeram da Pequena Africa metade da região central do RJ, deturpando a história, daqui a pouco vão querer pegar tudo e ai de ti de falar da Herança Portuguesa, Espanhola, Alemã na cidade…