Abril é mês de São Jorge e já falei por aqui que dia 18 estreia o filme “Jorge da Capadócia”, sendo assim, tem outras dicas para sugerir e aproveitar pelo Rio de Janeiro. A princípio indico o ótimo espetáculo “Temperos de Frida” que está nas suas últimas datas após a prorrogação devido ao sucesso. As apresentações finais acontecem nos dias 18, 19, 25 e 26 de abril no teatro Glauce Rocha (Avenida Rio Branco, 179, Centro, em frente ao Metrô Carioca), às 19h.
Seguindo na vibração teatral, no Cine Teatro Joia (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, subsolo), “Uma Peça para Fellini” faz uma homenagem ao cineasta Federico Fellini. Dirigido por Marcia do Valle e Cavi Borges sobre texto de Joaquim Vicente, o espetáculo apresenta uma história bem-humorada contada pela faxineira Giuvaneide, que se apaixona pela vida e obra do diretor italiano. Com música original de Leonardo Miranda e iluminação de Djalma Amaral, a peça mistura teatro e cinema, levando o público a uma experiência emocionante e reflexiva sobre temas contemporâneos. A temporada vai até 27 de abril, com apresentações às sextas e sábados às 19h.
Ademais, também em Copacabana, a Real Galeria de Arte Contemporânea (Av. Princesa Isabel, 500, dentro do Real Residence Hotel) celebra os 40 anos do movimento “Geração 80” com a exposição “Geração 80 – 40 anos depois”, até 24 de maio. A mostra revisita o impacto desse movimento crucial na arte brasileira, apresentando obras de 27 artistas como Daniel Senise, Cristina Salgado, Alex Cerveny e Claudio Fonseca. Representando um marco na arte contemporânea do Brasil, a exposição reflete sobre a influência duradoura da Geração 80, que trouxe uma abordagem mais engajada e subjetiva à cena artística nacional. A entrada é gratuita e também pode ser agendada pelo telefone (21) 2546-6565.
Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
Nos cinemas, os Caça-Fantasmas estão de volta com a estreia de “Ghostbusters: Apocalipse de Gelo”. Sob a direção de Gil Kenan, o filme reúne diferentes gerações de caça-fantasmas em uma batalha contra o vilão Garraka, um fantasma milenar determinado a congelar o mundo. O elenco inclui Finn Wolfhard (Stranger Things) e Paul Rudd (Homem Formiga), além do retorno dos veteranos Bill Murray e Ernie Hudson. É o mais fraco da franquia, sem dúvida alguma, com excesso de personagens e muitas piadas fracas, contudo, tem certa nostalgia ao nos levar de volta à icônica estação de bombeiros em Nova York, onde os Ghostbusters originais e os novos se unem para enfrentar essa nova ameaça e salvar o mundo mais uma vez. Ao menos é o tipo de filme que toda família consegue ver e o carisma Mckenna Grace como Phoebe Spengler segura bastante a aventura.
Além disso, a Kolbe Arte organiza o Guadalupe Day em 12 de abril como parte do lançamento do filme “Guadalupe – Mãe da Humanidade”, que chega em 9 de maio, celebrando Nossa Senhora de Guadalupe. Os devotos são incentivados a participar compartilhando histórias e fotos nas redes, vestindo itens representativos e unindo-se em oração. O dia também marca a consagração da América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe em 2020. O longa-metragem explora a história da aparição de Guadalupe a Juan Diego, desafiando a ciência e inspirando devoção ao redor do mundo.
Pagode 90 no Circo Voador com ingresso sendo 1kg de alimento
Por outro lado, na quinta-feira, dia 18 de abril, a Nova Orquestra apresenta a turnê “Pagode 90” no palco do Circo Voador, trazendo uma atmosfera nostálgica com clássicos como “Essa tal Liberdade” e “Cheia de Manias”. E, o melhor, em parceria com o Instituto Cultural Vale, é só levar 1kg de alimento para conseguir entrar. Sob a regência do maestro Eder Paolozzi, a orquestra, conhecida por sua fusão única entre música clássica e samba, contará com 14 músicos da Nova Orquestra e 21 jovens do Programa Vale Música, provenientes de diferentes estados brasileiros.