Perto de completar seus 96 anos de vida, a Estação Primeira de Mangueira, berço de grandes poetas que encantam o mundo com suas obras imortais, terá seus compositores homenageados pelo Programa Social da Mangueira. Parte importante de sua história estará presente na inauguração do Centro Cultural Poetas da Mangueira, que será no dia 26 de abril, às 19h no CIEP Nação Mangueirense, que está comemorando trinta anos neste mês de abril.
O lugar não poderia ser mais significativo, pois os pilares de uma escola, mais especificamente de um CIEP, área popular de grande valia, trará inspiração para que jovens conheçam um pouco mais da cultura do seu lugar de origem e possam buscar através da arte o nascimento de novos talentos. O pátio é lugar de união entre os alunos e dali ganham força a criação de eventos culturais e visitação de outras escolas, tornando cada vez mais visível a história contada pelos poetas da Mangueira através de seus sambas.
Compositores importantes da agremiação como Cartola, Nelson Sargento, Hélio Turco, Jurandir, Alvinho, Rode, Tantinho, Padeirinho, Zagaia, Carlos Cachaça, Verinha, Darci, Lequinho, entre outros, estarão representados em grafite através das mãos do artista plástico Marcelo Augusto, que traz em seu curriculum trabalhos importantes, como: duas aberturas de novela da Rede Globo, direção artística do Cirque Du Soleil, ganhador da Bienal de Roma, expositor na Bienal de Havana, Museum of the Brooklin, Invisible Dog no Soho, no Pompidou, tem exposição fixa no MomA e foi o primeiro artista latino americano a expor no Louvre, com arte em 83 países. Marcelo tem ainda no seu curriculum vários prêmios na história do carnaval.
Ao lado de Marcelo nesta arte urbana estão os artistas Fael Tujaviu, Múmia, Sílvio e Annyvi, a primeira mulher grafiteira do Complexo do Alemão.
A inauguração contará com uma roda de samba com a Velha Guarda Musical da Mangueira e participação da cantora Karinah, apresentação da Ginástica Rítmica Master do Centro de Referência Esportiva Mangueira e homenagem aos compositores e seus familiares.
PROGRAMAÇÃO
Uma extensa programação variada, durante o final de semana de aniversário da Verde e Rosa envolverá todos os projetos do programa social da Mangueira.
Dia 26/04 – sexta-feira:
9h – Aulão da Melhor Idade, no Ginásio Carlos Dória
9h – Atividades de fonoaudiologia com alunos e profissionais da UFRJ
10h – Atividades culturais e solenidade de aniversário do CIEP
10:30h – Recreação com os alunos do CASALAR Mangueira
11h – Palestra no CAMP Mangueira com o professor Francisco de Carvalho
11:30h – Apresentação com o grupo de dança da escola Tia Neuma
13:30h – Manhã da Beleza, no Instituto Profissionalizante Mangueira
16h – Apresentação de percussão e exposição do mural do CRAS
19h – Inauguração do Centro Cultural Poetas da Mangueira, no pátio do CIEP Nação Mangueirense
As Clínicas da Família Tia Alice e Dona Zica promoverão atividades diversas de 8h às 16h. Que incluem atividades físicas, culturais e de saúde. Confira abaixo a programação:
Imunização: Vacinação contra a Influenza e HPV em posto de vacinação externo e orientar sobre os demais imunizantes nas unidades;
Programa Academia Carioca: “Aulão Verde e Rosa” promovido pelos profissionais de educação física do Programa; (10h)
Saúde Bucal: Instrução de Higiene Oral com macromodelos;
Grupo de Artesanato: Exposição dos trabalhos realizados pelo grupo a fim de incentivar a captação de participantes;
Práticas Integrativas e Complementares: Através da Auriculoterapia e do Shiatsu;
Combate às Arboviroses: Maquetes e orientações sobre o combate ao mosquito;
Prevenção às IST’s: Distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção das IST’s;
Dia 27/04 – sábado:
O Instituto Mangueira do Futuro realizará no Centro de Referência Esportiva festivais de várias modalidades esportivas:
8h – Atletismo, Natação, Natação Bebê e Futebol
9h – Futsal (disputa do campeonato estadual)
10h – Jiu-jitsu
SERVIÇO:
Inauguração do Centro Cultural Poetas da Mangueira
Data: 26/04/24
Hora: 19h
Local: CIEP NAÇÃO MANGUEIRENSE
Endereço: Rua Santos Melo, 73