BR-040 se prepara para retomada das obras da nova subida da serra de Petrópolis

A construção da nova pista, interrompida em 2016, poderá ser retomada em até 45 dias após a formalização de um novo contrato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após perícias judiciais revelarem desequilíbrio financeiro no contrato de concessão da BR-040, a CONCER, empresa responsável pela administração da rodovia entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora, está pronta para reiniciar as obras da Nova Subida da Serra (NSS). A construção da nova pista entre Duque de Caxias e Petrópolis, interrompida em 2016, poderá ser retomada em até 45 dias após a formalização de um novo contrato.

A Concessionária demonstra capacidade para concluir a obra em tempo consideravelmente menor do que as estimativas anteriores. Intensas negociações entre o poder público e a concessionária têm ocorrido com o objetivo de viabilizar a retomada da obra e outras melhorias na rodovia, baseadas em uma nova política pública de readaptação e otimização de contratos de concessão estabelecida pelo Ministério dos Transportes.

O projeto executivo da CONCER para a nova subida prevê a construção de uma pista moderna com 20 quilômetros de extensão, acostamentos e traçado que permitirá viagens mais seguras e rápidas pelo trecho. Além disso, a nova pista terá 60% menos curvas em comparação com a subida da serra atual, o que garantirá mais segurança e redução do tempo de viagem.

Com licenças ambientais vigentes e instalações parcialmente implantadas, a concessionária vai gerar 3.500 empregos diretos e indiretos com a retomada das obras. Estudos técnicos indicam que a paralisação da obra tem causado prejuízos de aproximadamente R$ 280 milhões por ano à sociedade em aspectos relacionados à segurança viária e tempo de deslocamento pela via.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BR-040 se prepara para retomada das obras da nova subida da serra de Petrópolis

8 COMENTÁRIOS

  1. E o túnel desabado? Está previsto nesse novo reinício das obras da subida da serra, a receperação do túnel? Com certeza será uma obra difícil, demorada e cara a recuperação desse túnel.

    • Pra quem não lembra (brasileiro tem memória curta mesmo) foi graças à roubalheira nos governos do PT ( Perda Total)que as obras foram paralisadas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui