Desde a última quarta-feira (01/05), o Espaço Itaú de Cinema, localizado na Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio, passa a ser operado pela Rede Cinesystem Cinemas, uma empresa com 25 anos de experiência no mercado exibidor. A mudança de rede também ocorreu em outros endereços pelo país, como nas filiais em São Paulo e Brasília.
A decisão de trocar de rede vem após o Grupo Itaú Unibanco vender sua participação. Durante décadas, o grupo emprestou seu nome aos cinemas, o que resultou em aproximadamente 40 salas com a grife Itaú. Porém, em 2021, o Espaço Itaú fechou 17 salas de cinema em três capitais brasileiras – Salvador, Curitiba e Porto Alegre. Sob a gestão do empresário Adhemar Oliveira, a rede enfrentou desafios significativos, especialmente devido ao impacto da pandemia de Covid-19 nas bilheterias.
O Espaço Itaú era uma parceria entre o banco e o empresário Adhemar Oliveira do setor de cinema. O acordo teve início em 1993, quando a primeira sala foi inaugurada na rua Augusta, em São Paulo, com patrocínio do extinto Banco Nacional. Com a fusão do Banco Nacional com o Unibanco e, posteriormente, com o Itaú, em 2008, surgiu o Espaço Itaú.
Com essa aquisição, cujo valor não foi divulgado, a Cinesystem amplia sua atuação, passando a administrar 27 complexos de cinema em 11 estados brasileiros. A mudança de operação promete trazer novas experiências para os cinéfilos de plantão, que já aguardam para uma grande movimentação na filial carioca.
Muito triste isso!
Poderia ter virado Estação NetRio.