A fim de promover uma alimentação mais saudável para seus alunos e para creches comunitárias que apoia, o Colégio de Aplicação Teresiano – PUC-Rio, na Gávea, criou uma horta hidropônica com uma gama variada de verduras, como alface, couve, espinafre, rúcula, agrião, temperos, entre outros.
A produção será crescente, podendo chegar a 300 quilos de alimentos por mês. A iniciativa foi promovida pela Associação de Pais e será apresentada no próximo sábado, dia 4 de maio, durante a primeira Feira Fit do Terê.
De acordo com a diretora do Teresiano, Glória Nascimento, cinco creches serão beneficiadas pela ação, quatro delas na Rocinha: “A ideia é multiplicar o bem, com uma horta livre de agrotóxicos”, comentou.
Pai de dois alunos do colégio, de 9 e 14 anos, o médico pediatra Filipe Dias Leite da Veiga foi responsável pela ideia de construir a horta na escola. Preocupado com o consumo cada vez maior de alimentos processados pelas crianças e com o aumento de casos de obesidade infantil, ele levou a proposta para a direção. “As hortas urbanas vêm crescendo em todo o mundo, escolas e universidades nos Estados Unidos e na Europa estão adotando esse sistema, a fim de fornecer uma alimentação com maior valor nutricional e de forma gratuita para os estudantes”, comentou.
Segundo Veiga, a vantagem da horta hidropônica é que ela ocupa um espaço menor, e a produção é 2,5 vezes mais rápida do que a da horta convencional, de acordo com os nutrientes que são colocados na água. “O objetivo é que a horta seja autossustentável. Nossa intenção é fornecer uma alimentação rica em nutrientes e gratuita para os alunos e funcionários”, explicou.
A escola tem uma agenda socioambiental que conta com aulas semanais sobre meio ambiente. Com a horta, os alunos terão mais duas atividades no currículo. As crianças poderão acompanhar desde o berçário até a colheita de alimentos importantes para sua dieta. Já os mais velhos irão compreender a germinação, a fotossíntese e o crescimento dos vegetais, e aprender sobre o sistema de irrigação, equilíbrio de nutrientes, custo, distribuição e venda.
A horta terá o acompanhamento de um profissional qualificado em hidroponia, garantindo alimentos frescos e sem agrotóxicos, todos os dias, para as refeições escolares de alunos e funcionários.
Todos os colaboradores também terão acesso a uma cesta de alimentos por mês, podendo escolher todas as verduras disponíveis. Os pais também terão acesso, podendo comprar a preço simbólico e, assim, continuar a alimentação saudável em casa, ajudando a própria horta nos seus objetivos por uma vida com mais qualidade.
Serviço
Feira Fit do Terê
Data: 4/05
Horário: das 10h às 12h30
Endereço: R. Marquês de São Vicente, 331 – Gávea
Entrada gratuita para o público.