A jovem cantora Catha, que vem se destacando como uma das promessas da nova geração musical, realizou um gesto de generosidade ao doar o cachê simbólico do ‘after’ da Madonna para o Retiro dos Artistas. A instituição, fundada há 105 anos, é reconhecida como a única no país dedicada a auxiliar artistas em situação de necessidade.
Após o término do evento com a rainha do pop nas areias de Copacabana, no último sábado, a energia e a animação continuaram elevadas com a apresentação do DJ Pedro Sampaio. Para encerrar a noite com chave de ouro, Catha subiu ao palco para um público estimado em 300 mil pessoas.
Retiro dos Artistas
Retiro dos Artistas é uma instituição que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras e emocionais, são abandonados pela família ou não têm onde morar. Sua sede está no Pechincha, na Zona Oeste do Rio.
A instituição foi fundada em 1918 pelo ator Leopoldo Fróes em parceria com o jornalista Irineu Marinho e foi baseada no modelo da francesa Maison de retraite des artistes de Pont-aux-Dames. Os internos abrigados no local recebem alimentação, fazem fisioterapia e passam até por cuidados em um salão de beleza. Os residentes ainda produzem e expõem seus trabalhos em um centro cultural e dão aulas para iniciantes no mundo do espetáculo. São 15 mil metros quadrados, com 50 casas, refeitório, teatro, cinema, biblioteca, piscina e salão de beleza.
O terreno foi doado por Fred Figner, empresário do disco.
Pelo menos a Catha pode fazer algo de bom. Tem gente muito mais poderosa de grana e mídia que pode ajudar Retiro dos Artistas assim como os flagelados do Sul.
Grande iniciativa. Que Nosso Senhor dê em dobro pra ela.