O BRT Transolímpica teve um aumento de mais de 150% no número de passageiros nos últimos três anos, após a compra de novos ônibus por parte da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Em março de 2021, quando a gestão Eduardo Paes interviu para reassumir o controle do sistema BRT na capital fluminense, a média diária de pessoas utilizando as estações do corredor Transolímpica era de 19 mil. Já em março deste ano, esse número cresceu para 49 mil.
A Transolímpica, localizada na Zona Oeste do Rio, tem 23km de extensão, ligando Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes. O corredor foi o primeiro do sistema BRT a operar com a nova frota de ônibus, chamados de ”amarelinhos”. Com mais articulados em operação, houve uma redução de até 63% nos intervalos das linhas nos horários de pico.
De acordo com a Prefeitura, os novos ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho.
Eles possuem interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes) e são equipados ainda com câmeras; portas reforçadas; aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque; sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas; cabine segregada para o motorista; painel de temperatura; área reservada a pessoas com deficiência; tomadas USB; entre outros itens.
Vale ressaltar que, além da Transolímpica, o BRT do Rio é composto também por outros três corredores: Transbrasil, inaugurado recentemente; Transcarioca; e Transoeste.
O certo é escrever: Em 2021 a prefeitura do Rio interveio. O verbo intervir segue a mesma conjugação do verbo vir (irregular). Não é interviu, que é terminação de conjugação do derbo ver. Jornalista deveria saber disso ao escrever.