A Prefeitura de Niterói, em colaboração com o Estado, iniciou obras de recuperação estrutural dos guias-correntes e desobstrução do canal de ligação entre a Lagoa de Itaipu e as praias de Itaipu e Camboinhas. O projeto visa combater o assoreamento do canal, problema antigo agravado nos últimos anos. As obras, com duração prevista de 15 meses, terão um custo total de R$ 44 milhões.
O assoreamento natural é ocasionado pela dinâmica costeira da região. O plano inclui a remoção do volume de areia depositado no canal e a reconstrução dos moles, além da desassoreação do canal a uma profundidade de dois metros.
Parte do material retirado será utilizado para criar uma praia artificial, com o intuito de proteger a Duna Velha, em Itaipu, da erosão causada pelas correntes de maré. A nova praia estará localizada entre o guia-corrente de Itaipu e o restaurante Laguna’s Bar, na parte interna da lagoa.
O Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) aprovou um financiamento de R$ 28 milhões para a obra de estabilização do Canal de Itaipu. A intervenção visa acabar com a mortandade de peixes e permitir a navegabilidade na região. A Prefeitura de Niterói colabora com o Estado, desde 2013, no processo de recuperação do sistema lagunar de Itaipu, cuja responsabilidade legal é do governo estadual.
A recuperação do sistema lagunar, que inclui a reabertura do Túnel do Tibau, é fundamental para garantir a troca de água e preservar a vida dos peixes na lagoa. A expectativa é que, com a melhoria do sistema, ocorra o retorno de siris e camarões à região.