Nesta quinta-feira (16), o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, inaugurou, mais um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) da rede municipal de ensino. O GET Mestre Diego Braga, em Rio das Pedras, na Zona Oeste, pretende atender a cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano, e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).
Essa é a quarta escola pública construída com material da Arena do Futuro, que foi palco do handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O Ginásio Educacional Tecnológico segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral.
Os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker, tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo em que impacta o entorno escolar.
“Essas escolas serão um legado eterno para a nossa cidade. Esse material aproveitado da Arena do Futuro é utilizado de maneira muito sustentável. Temos aqui o modelo de ensino mais inovador que hoje temos no Brasil, que são os Ginásios Educacionais Tecnológicos. É a escola carioca do futuro, em tempo integral, que vai ajudar a nossa criançada aqui de Rio das Pedras a sonhar grande”, destacou Renan Ferreirinha.
Para potencializar ao máximo os benefícios do legado e evitar que os investimentos para a realização dos Jogos 2016 dessem origem a instalações sem uso, os chamados “elefantes brancos”, a Prefeitura do Rio adotou a arquitetura nômade em grande parte de seu projeto olímpico. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos.
“Essa escola nasceu do zero e é uma das quatro unidades do Legado Olímpico, que a gente desmontou a Arena do Futuro e usou o material para construir essas escolas. Elas são dotadas de acessibilidade, com bastante conforto e toda climatizada. É mais um equipamento que entregamos para a Educação e para a garotada de Rio das Pedras”, disse Armando Queiroga, presidente da Rio-Urbe, empresa municipal responsável pela construção do GET Mestre Diego Braga.
Um dos itens do Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, fosse desmontada e transformada em quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos. Os GETs Emiliano Galdino, José Mauro de Vasconcelos e Nelcy Noronha, construídos pela Rio-Urbe em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram inaugurados este ano, em Santa Cruz, Bangu e Campo Grande, respectivamente.
Com a inauguração do novo GET na Zona Oeste, a rede municipal passa a contar com 135 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a mais de 50 mil alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024.
A nova unidade escolar recebeu o nome em homenagem ao ex-lutador de MMA Diego Braga Alves, nascido e criado em Rio das Pedras. Ele foi morto em janeiro, aos 44 anos, após tentar recuperar uma moto furtada em sua própria casa, na comunidade da Muzema.