Na última quinta-feira (16/05), o Governo do Rio de Janeiro enviou uma equipe de 12 geotécnicos do Departamento de Recursos Minerais (DRM) ao Rio Grande do Sul.
Liderada por Luiz Magalhães, presidente do DRM, a equipe se junta à força-tarefa do Corpo de Bombeiros, que, desde o início de maio, ajuda nos resgates e buscas às vítimas das fortes chuvas que devastaram grande parte do território gaúcho.
À tarde, a equipe do DRM se reuniu com Diogo Segabinazzi Siqueira, prefeito de Bento Gonçalves. Os geotécnicos realizarão um mapeamento de risco remanescente (quando o evento já ocorreu), além de Bento Gonçalves, em Caxias do Sul, Igrejinhas, Nova Petrópolis e Rolande, a pedido dos municípios, localizados na Região Serrana do estado.
”Vamos auxiliar na identificação dos setores de risco e na delimitação do perigo residual das áreas atingidas. A primeira fase do trabalho será de 15 dias, de acordo com a nossa previsão. Mas, não temos prazo para voltar. Ficaremos aqui o tempo que for necessário. Viemos com passagem de ida, sem previsão de volta”, explica Luiz Magalhães.