O Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar no ranking de cidades mais procuradas por cineastas que utilizaram as paisagens cariocas em suas produções audiovisuais em 2023. É o que aponta um ranking da Rio Film Commission, departamento da RioFilme que é ligado à Secretaria Municipal de Cultura.
Ao todo, a Cidade Maravilhosa acumula 7885 diárias de filmagem, contra 7876 na Cidade do México e 7400 da metrópole francesa. Nova Iorque, que costumeiramente aparece em produções dos Estados Unidos, ficou fora do top 3.
A Zona Sul carioca é o local preferido de quem escolhe o Rio como cenário para contar suas histórias nas telas e lonas. A Avenida Atlântica, em Copacabana; Avenida Francisco Bhering, no Arpoador; e a Praia do Flamengo são alguns dos pontos de maior interesse.
Os bons números para o Rio podem ser explicados, entre outros fatores, por iniciativas da RioFilme em atrair produções para a cidade. No programa Cash Rebate, lançado em 2022, as produções intermediadas por uma produtora carioca conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.