Na madrugada desta quinta-feira (23), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) em conjunto com a Polícia Militar realizou mais uma ação para controlar os “rolezinhos” na cidade. A operação, conduzida pelo 2°BPM (Botafogo), 3°BPM (Méier), 9°BPM (Honório Gurgel) e 41°BPM (Colégio), teve como foco manter a ordem das vias e reprimir o barulho causado pelos motores, resultando na apreensão de 25 motocicletas e um carro nos bairros de Piedade, Engenho da Rainha, Anchieta e Vila Kosmos.
Os “rolezinhos”, encontros para realizar manobras e acelerar por diferentes vias, têm sido alvo de diversas ações da Seop durante o mês de maio. No total, 252 motos já foram apreendidas e 194 multas aplicadas em bairros como Madureira, Leblon, Santa Cruz, Praça Seca, Jardim América, Colégio, Méier, Recreio, Tijuca, Engenho da Rainha, Anchieta e Piedade.
As reclamações dos moradores em relação ao excesso de barulho têm sido frequentes, motivando as operações. Segundo secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, as ações visam fiscalizar o uso irregular das motocicletas e reforçou o compromisso em manter atividades para o ordenamento, com o objetivo de preservar o sossego e a organização do trânsito.
“A gente vem recebendo reclamações de moradores, especialmente por conta das irregularidades relacionadas a e excesso de barulho, que compromete o descanso e sossego das pessoas. Por isso, junto com a Polícia Militar, temos feito essas ações. Seguiremos realizando com foco no ordenamento e na preservação do sossego e organização do trânsito”, comentou o secretário.
Na última sexta-feira (17), mais de 30 motos foram apreendidas, nos bairros do Catete (Zona Sul), Tijuca e Vila Isabel (Zona Norte), com o apoio do 2º BPM (Botafogo), 6º BPM (Tijuca), 9º BPM (Rocha Miranda) e 41º BPM (Irajá).
No dia 10, outra operação resultou na apreensão de 95 motos em diversos bairros da cidade, incluindo Leblon (Zona Sul), Tijuca, Irajá e Penha (Zona Norte), Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio (Zona Oeste), além do Centro. As fiscalizações também abrangeram a Avenida Brasil e as linhas Amarela e Vermelha. A PM e a Seop informaram que foram aplicadas 86 multas de trânsito.