A Drinks International, uma das principais e mais respeitadas publicações do mundo das bebidas, revelou em seu relatório anual de 2024, que o Negroni é o coquetel mais vendido no mundo pela terceira vez consecutiva. O clássico drink de cor vermelha é uma combinação de gin, Campari e vermute, com sabor amargo marcante, descendente do drink Americano (que leva vermute, Campari e água com gás).
O Negroni surge por volta do ano de 1919, em Florença, quando o conde Camillo Negroni pensou em pedir um coquetel Americano, mas decidiu que era hora de mudar. Ele solicitou um toque de gim ao invés de club soda, inspirando por sua última viagem a Londres e sua cena de gim predominante. O barman teve o prazer de honrar o pedido do conde Camillo Negroni. Em Florença, a inovação do conde ficou conhecida como Americano do conde Negroni, ou o “Americano com um toque de gim”, mas o que quer que fosse chamado na época, o Negroni nasceu.
Sua popularidade fez com que o drink ganhasse, ao longo dos anos, várias versões com diferentes tipos de bebidas, como as versões brancas do negroni (que podem levar tequila, mezcal ou rum) e, o mais conhecido ultimamente, Negroni Sbagliato, uma variante que usa Prosecco, Campari e Vermute.
A publicação ainda apontou que vivemos na era dos aperitivos, com as criações italianas se destacando no top 10 do ranking. O outro clássico italiano, Aperol Spritz, ficou em oitavo lugar da lista.
Veja abaixo a receita do Negroni clássico:
Ingredientes:
- 30 ml Bulldog Gin
- 30 ml Campari
- 30 ml 1757 Vermouth di Torino Rosso
- Gelo
- Uma fatia de laranja
Modo de preparo:
- Verter todos os ingredientes em um copo baixo cheio com gelo.
- Mexer brevemente.
- Finalizar com uma fatia de Laranja.