A Secretaria de Ordem Pública e a Polícia Militar apreenderam cerca de uma tonelada de cobre nesta sexta-feira (24/05), em fiscalizações em ferros-velhos na Zona Oeste. Na ação do estabelecimento da Avenida Ribeiro Dantas, em Bangu, Zona Oeste do Rio, cerca de meia tonelada foi retida. O material encontrado não tinha procedência comprovada e o responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a 34ª DP, em Bangu. Além disso, os agentes apreenderam 275 celulares e carcaças de aparelhos telefônicos. O ferro-velho foi interditado pelos agentes.
Em outro ferro-velho, dessa vez na Rua C 2, em Padre Miguel, as equipes apreenderam 300 quilos de cobre, também sem procedência. Os agentes também fizeram um corte de energia clandestina. Ao todo, nas duas ações, foram apreendidos 11 objetos perfurocortantes.
“Seguimos nessa cruzada contra o furto e receptação de fios e cobre que, em sua grande parte, são receptados pelos ferros-velhos. Essa é mais uma grande apreensão que fazemos, em conjunto com a Polícia Militar, e que mostra a atuação do Município no auxílio à segurança pública“, reforça o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Ações contra ferros-velhos
Desde o início deste ano, o Governo do Rio de Janeiro prometeu intensificar as ações de fiscalização nas empresas de desmontagem de veículos que não se regularizaram, isto é, não apresentaram a documentação, não se credenciaram nem cadastraram as peças no sistema do Detran dentro do prazo estabelecido.
A expectativa é que, com a diminuição do mercado criminoso de peças roubadas, o roubo e furto de veículos também diminua, pois esses veículos são desmontados e a identificação de suas peças, retiradas. Com o fechamento das empresas irregulares de desmontagem e comercialização de peças usadas, os criminosos não teriam para onde levar os veículos roubados e furtados.