O show de Madonna, que encerrou sua turnê mundial na Praia de Copacabana no dia 4 de maio, trouxe não apenas alegria aos fãs, mas também um rastro de problemas para o famoso calçadão da Avenida Atlântica. A infraestrutura montada para o evento causou danos significativos ao piso de pedras portuguesas e ao canteiro central da orla, gerando uma série de repercussões negativas para o bairro.
O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, notificou a produtora Bonus Track, responsável pela organização do show, devido aos estragos. A instalação das estruturas metálicas para a construção do palco e das áreas para convidados resultou em buracos.
Nesta quarta-feira (29/05), a Bonus Track finalizou os reparos nos danos causados. No entanto, após uma nova vistoria, o Inepac não aprovou as intervenções realizadas. Os laudos indicam que os problemas persistem com espaçamento inadequado entre as pedras e a utilização de peças com cores diferentes das originais, prejudicando a integridade visual do calçadão, que é um dos cartões-postais da cidade.
A história do calçadão da Avenida Atlântica é longa e significativa. Inaugurada em 1906, a avenida inicialmente adotou o famoso traçado em ondas, conhecido como “mar largo”, em homenagem à herança cultural portuguesa. Na década de 1970, a avenida foi ampliada, e o paisagista Roberto Burle Marx foi convidado para modernizar o calçadão. As ondas, que eram perpendiculares à praia, passaram a ser paralelas a ela. Em 1991, o calçadão foi tombado como patrimônio cultural pelo Inepac, destacando sua importância histórica e cultural para a cidade .
O Inepac está negociando extrajudicialmente com a Bonus Track para assegurar que os reparos sejam feitos o mais rapidamente possível. Uma reunião está agendada para a próxima quinta-feira (06/06) para discutir as próximas etapas do processo.
Se foi mesmo espero que consertem para evitar mas comentários desagradáveis referente a rainha pop. Ou estão aproveitando para lançar a culpa naquilo que já vinha precisando de reparos,afinal com um fluxo maior nos dias do evento… Normal precisar de conserto agora.
Já na minha cidade aconteceu o mesmo só que não foi pelo show da cantora americana Madonna. Mas após o show do cantor Pablo do arrocha na festa de aniversário da emancipação política.
Será que foram eles ? Pelo estado da parte “boa”, não acredito !! Todos merecem …