A Prefeitura do Rio entregou, neste último sábado (01/06), mais vinte imóveis reformados pelo projeto Casa Carioca no Complexo do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, totalizando 900 unidades requalificadas na comunidade. O Casa Carioca já beneficiou cerca de 23 mil pessoas em comunidades com baixos Índices de Desenvolvimento Social, incluindo os complexos da Penha, Alemão, Maré, Morro da Providência e Vila Kennedy, com um total de 5.748 imóveis reformados.
O projeto, lançado em julho de 2022 pela Secretaria de Ação Comunitária (SEAC) e executado com o apoio do Instituto Pereira Passos (IPP) e ONU-Habitat, visa oferecer ambientes seguros e saudáveis para famílias vulneráveis. Para serem beneficiadas, as famílias devem ter renda mensal de até três salários mínimos, estarem cadastradas no CadÚnico, residirem há pelo menos três anos no município e possuírem um único imóvel fora de área de risco, com prioridade para famílias com mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência, portadoras de doenças graves e com maior número de dependentes.
As reformas abrangem troca de telhado, reboco, pintura, instalação de piso, abertura de janelas e basculantes, colocação de portas, substituição de vasos sanitários, pias e instalações hidráulicas e elétricas, além de adaptações para pessoas idosas e com deficiência.
Além das reformas de moradias, a Prefeitura iniciou a revitalização do Conjunto Habitacional Condomínio Residencial São Jorge, em Guadalupe, com um investimento de quase R$ 2 milhões, incluindo recuperação de fachadas, muros, telhados, churrasqueiras, áreas de lazer, impermeabilização de caixas d’água e calçadas internas.