Recentemente, estive no já conhecido Café da Manhã do Sobrado da Cidade, uma experiência inesquecível que combina cultura, música e gastronomia, e que tem se tornado parte do calendário de eventos turísticos do Rio. O evento acontece em sábados e domingos selecionados, às 9h30 da manhã, no restaurante da Rua do Rosário, oferecendo um cardápio do século XIX adaptado aos dias de hoje. O faustoso banquete de café da manhã seguido por uma caminhada histórica pela região do Paço Imperial se repete neste final de semana, sábado e domingo, dias 8 e 9 de junho.
Esta experiência quase que “imperial” se tornou mesmo um marco no calendário turístico do Rio de Janeiro, similar à famosa viagem de barco ao Castelinho da Ilha Fiscal, onde ocorreu o último baile do Brasil Império. Após a refeição – onde são servidas iguarias que não se come todos os dias, há uma caminhada guiada pela Praça XV, na área conhecida como Pequena Lisboa, terminando – após 1 hora de caminhada, até para que exista o jejum eucarístico – na quase tricentenária Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, construída em 1750 e totalmente restaurada por uma iniciativa de empresários locais.
A experiência é enriquecida pela celebração de uma Missa Solene em Latim, acompanhada por música erudita e paramentos, pratarias e objetos históricos, tornando-se um programa imperdível de domingo. O incenso dos turíbulos de prata do século XVIII não sai da minha mente, assim como a deliciosa rabanada com calda de vinho do porto, que tem a textura absolutamente inesquecível. O custo do passeio, da aula de história, do invulgar banquete matinal e dos lugares marcados numa das mais lindas igrejinhas do país – sem contar o show à parte da música sacra entoada pelo coral e orquestra da cantora Juliana Sucupira (a famosa cantora da janela, da época da pandemia) é de 300 reais por pessoas e o restaurante agora oferece um desconto especial para os cariocas, facilitando o acesso a essa verdadeira viagem no tempo. Também há descontos para grupos, mas o número de pessoas é limitado a 40.
O passeio pela região histórica, incluindo a Travessa dos Mercadores, o famoso Arco do Teles e o entorno da Rua do Ouvidor, é conduzido por uma historiadora e um guia, proporcionando uma imersão na história do Rio de Janeiro, do Brasil e de Portugal, nas imediações do lindo Chafariz do Mestre Valentim.
Na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, o Coral Astorga proporciona momentos memoráveis com músicas sacras e liturgia rica, transportando os visitantes ao passado. O templo é também um pequeno museu de Arte Sacra, e tem uma exposição museológica que conta a história da Irmandade de Comerciantes que o ergueu, e da própria igreja, assim como é possível visitar a famosa Bala de Canhão e a imagem de Nossa Senhora que, por ela atingida em 1893, caiu de 25 metros de altura e quebrou apenas 2 dedinhos. Você verá uma cruz quebrada na mão dela, mas esta daí foi um faxineiro que quebrou.
O Sobrado da Cidade oferece este final de semana uma experiência única, com um menu inspirado no século XIX, servido por garçons vestidos à moda vitoriana, em um ambiente histórico. O café da manhã é serviço em porcelana histórica e traz uma perspectiva nova sobre a gastronomia daquela época.
O evento não apenas alimenta o corpo, mas também a mente e a alma, combinando gastronomia, cultura e fé. Com a nova política de descontos para residentes do Rio, a experiência se torna ainda mais acessível, destacando-se como uma atração turística imperdível na cidade.
Serviço:
- Horários do Evento:
09h30 – Café Imperial século XIX
11h – Visita Guiada Histórica e, ao final, às 12h, chegada à Igreja dos Mercadores, onde estará sendo celebrada uma Missa Solene, com coral e grande orquestra. - Endereço: Sobrado da Cidade – Rua do Rosário 34 – Centro – Rio de Janeiro
- Valor por pessoa: R$ 250,00 (para moradores do Rio com comprovante de residência) ou R$ 300,00 para turistas
*No pix ou cartão de crédito. - Reserva e pagamento antecipado.
- No máximo 40 participantes
- Informações e reservas pelo WhatsApp: 21 97978 4353
[Além dos meios de transporte públicos – o restaurante fica próximo às barcas, ao Metrô Carioca e na cara do VLT-Praca XV, é possível estacionar próximo, no Terminal Garagem Menezes Côrtes, e a caminhada é de 5 minutos]
Abaixo, algumas fotos da Igreja, que é bem tombado nacional, e é protegida pelo IPHAN.
A MISSA EM LATIM DA LAPA DOS MERCADORES ESTARÁ FECHADA PARA QUEM APENAS QUISER ASSISTIR A MISSA?
A missa é a aberta e todos são bem-vindos