A economia da cidade do Rio de Janeiro registrou alta no começo de 2024. O Produto Interno Bruto (PIB) da capital fluminense apresentou crescimento de 2,4% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2023. Os números são de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), desenvolvido pela Prefeitura. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE).
A secretaria produz relatórios mensais onde apresenta um boletim econômico do município. O último levantamento foi divulgado nesta terça-feira (4). Conforme os números apresentados no boletim, a cidade do Rio obteve crescimento de sua atividade econômica em 1,8% nos primeiros três meses deste ano em relação ao último trimestre de 2023. Em termos comparativos, a capital do estado apresentou expansão de sua economia superior à média nacional no mesmo recorte temporal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), o Brasil apresentou aumento de 0,8% do PIB entre janeiro e março de 2024.
O boletim econômico carioca também ilustra o desenvolvimento do setor de serviços na cidade. Nesse sentido, o Indicador de Serviços do Rio (IAS-Rio) mostrou crescimento de 2,0% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o último trimestre de 2023. Assim como no comparativo do PIB nacional, o Rio de Janeiro também apresentou aumento superior no setor de serviços em relação à média nacional no mesmo período (+1,4%).
“Os números são bons, mas é preciso ter cuidado para tirar algumas conclusões daí. É preciso de uma análise mais ampla, para assim poder estabelecer uma tendência se de fato o crescimento econômico da cidade do Rio seria superior ao crescimento do país. Os indícios são bons, mas é preciso verificar se há uma tendência” , afirma João Branco de Matos, economista e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ).