Por André Delacerda
Apesar de ter que começar esse post lamentando que o Governo Federal tenha deixado de investir 20 bilhões na educação no país entre 2003-2007. Lamentável mesmo!!!. E tem gente que se orgulho de não ter estudado. E ficar prometendo um dia… investir em educação, sabe Deus quanto e quando, com o tal dinheiro que não se sabe quanto do pré-sal.
Vamos comemorar neste post o ranking das universidades brasileiras, feito pelo MEC. Mesmo sendo questionável, a forma de avaliação por muitos educadores e estudiosos no assunto. Vamos comemorar a posição de destaque de importantes instituições cariocas.
A UFRJ apesar do abandono visível por parte do Governo Federal, conseguiu a 7º posição com 392 pontos.
A única universidade particular a compor a lista das 10 melhores, é a PUC do Rio, que tem 68 anos dedicados ao ensino superior e sempre primou pela boa qualidade e incentivo a pesquisa.
O MEC também avaliou centros universitários e faculdades, que aparecem em um raking a parte. Tiveram destaque entre as três melhores faculdades brasileiras, as cariocas: Escola Brasileira de Economia e Finanças – IBMEC e Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV.
A UERJ ficou na 23º colocação. Também consideramos lamentável como o Governo do Estado do Rio, se comporta em relação a esta tão importante universidade e centro de pesquisa, não investindo o que deveria nesta.