Não é de hoje que o planeta precisa se unir em prol da reciclagem e dos cuidados ambientais. Com o tema cada vez mais em pauta, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) realiza a terceira edição do International Recycling Tour — uma campanha de conscientização do programa Cada Lata Conta (Every Can Counts) que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e apoia iniciativas que fomentam um estilo de vida mais sustentável.
No Brasil, o programa realiza nos dias 8 e 9 de junho a coleta seletiva e conscientização da população. Este ano as ações serão no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, onde, além da coleta personificada com os embaixadores da reciclagem e suas tradicionais mochilas do projeto, serão realizadas intervenções artísticas na areia e no ar. As ações na cidade maravilhosa contam com o apoio institucional da Orla do Rio e Parque Bondinho Pão de Açúcar.
O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, explica que as escolhas de cada um fazem a diferença, pois cada lata conta. “A lata de alumínio que você pede no restaurante importa, assim como aquela da praia, do bar ou de qualquer lugar. O Brasil há 10 anos mantém o índice de reciclagem das latas de alumínio acima dos 95% e ações como essa são importantes para mostrar aos consumidores os benefícios do nosso produto”.
O diretor da Every Can Counts Global, David Van Heuverswyn, também reforça a importância da ação coletiva. “Nosso objetivo é alcançar 100% de reciclagem global de latas de bebidas. Cada lata reciclada pode voltar à prateleira em 60 dias e campanhas como o International Recycling Tour nos aproximam desta missão, demonstrando o poder da ação coletiva na criação de uma economia verdadeiramente circular para o benefício das pessoas e da natureza”.
Com ações como a do Rio de Janeiro, a campanha visa sensibilizar a população e destacar a importância da reciclagem das latas no combate às mudanças climáticas. Além do Brasil, participam das ações países europeus e os Emirados Árabes Unidos.
Em todas essas localidades, assim como no Rio de Janeiro, os “embaixadores da reciclagem” vão circular com mochilas por lugares movimentados convidando a população a recolher as latinhas vazias onde quer que estejam, seja em parques, festivais, praias, clubes ou outros ambientes.