Durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na última semana, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sugeriu ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o nome de André Ceciliano para ocupar o cargo de vice na chapa que tentará a reeleição na capital fluminense, no próximo mês de outubro. A informação é da ”Coluna Guilherme Amado”, do jornal ”Metrópoles”.
De acordo com as informações, o PT, partido de Lula, quer indicar o vice de Paes, que, por sua vez, é filiado ao PSD. O atual prefeito carioca, porém, teria preferência pelo deputado federal Pedro Paulo, amigo de longa data e considerado seu ”braço direito” na política.
Vale ressaltar que, na última terça-feira (04/06), Ceciliano foi exonerado da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), vinculada à Secretaria de Relações Institucionais, do Governo Federal, para, possivelmente, disputar o pleito municipal deste ano.
Quem é
André Ceciliano, atualmente com 56 anos, foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do RJ (Alerj) entre 2019 e 2022. Ao todo, ele atuou como deputado estadual durante cerca de 13 anos. Em sua carreira política, também foi prefeito de Paracambi, cidade da Região Metropolitana fluminense, de 2001 a 2008.
Nas eleições de 2022, concorreu ao cargo de senador, mas não foi eleito, perdendo a disputa para Romário. Posteriormente, então, foi escolhido por Lula para comandar a SEAF.