O Documentário que conta a história da verticalização da cidade através da trajetória da empresa Sérgio Castro Imóveis, lançado no YouTube no último dia 20/05, além de mostrar o caminhar da empresa familiar, fundada em 1911, faz um paralelo com a história do Rio de Janeiro. A empresa, que esteve envolvida no lançamento do bairro do Recreio dos Bandeirantes, e na construção do Grajaú, completa 75 anos em 2024.
A história da Sérgio Castro é contada através de imagens da cidade do Rio de Janeiro e legendas que descrevem o passado e o presente da empresa. É um filme mudo, como os dos anos 20. Acontecimentos marcantes, como os feitos do aviador Jean Mermoz, entre muitos outros, são destacados. Mermoz pilotava para a Aeropostale, que tem sua história intimamente conectada à da imobiliária famosa por sua atuação na revitalização da região central e pelo belo Palacete de Laranjeiras.
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca
“Agradeço a todos que colaboraram. O trabalho ficou excelente. Meu pai iria adorar”, conta Claudio André de Castro, diretor da empresa e um dos fundadores da Aliança Centro Rio, também Presidente do Conselho de Renovação do Centro da Associação Comercial do Rio.
O filme se chama “Uma família no mercado imobiliário desde 1911” e tem pouco mais de 18 minutos de duração; produzido pela historiadora Núbia Nelhem e pelo Instituto Art Déco Brasil, traz muita informação sobre os primórdios da atividade imobiliária no Rio.