O jogo do bicho como um elemento fundamental da cultura popular. Esse é o enredo da mais nova historiografia carioca de Luiz Antônio Simas: “Maldito invento dum baronete: Uma breve história do jogo do bicho”. A obra, editada pela Mórula, será lançada no dia 22 de junho, no AlfaBar, localizado no Centro do Rio, numa parceria com a Livraria e Edições Folha Seca. E uma roda de samba, comandada pelo músico Tiago Prata, marca a estreia da publicação.
Através de uma perspectiva inovadora, Simas investiga as origens e o desenvolvimento do jogo do bicho entrelaçados pelo samba, futebol e as heranças das religiões de matrizes africanas.
A obra conta ainda com ilustrações de Flavia Varella e Pablo Meijueiro – que, além da capa, foram responsáveis pelo cartaz encartado no livro que explica brevemente o funcionamento do jogo.
Como explica o pesquisador do tema Felipe Magalhães, quem escreve a orelha da obra, o livro traz “reflexões sobre uma das obras mais significativas da vida da mui heroica e leal cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro: o jogo do bicho. Estamos falando de uma obra que busca no passado elementos para continuar se debruçando sobre a ex-capital da República, livre das amarras das normas, dos jargões e das hipocrisias acadêmicas, mas encantado pelas dobras, frestas e esquinas”.
De acordo com Simas, é impossível contar a história do Rio de Janeiro sem falar sobre o jogo do bicho.
“É um livro sobre as encruzilhadas entre o jogo e a cidade: samba, botequim, futebol, macumba, crime, carnaval, a metafísica dos sonhos, o palpite dos defuntos e o culto aos mortos, as ruas. Duas armadilhas que devem ser evitadas por quem estuda o jogo do bicho: a primeira é a simples romantização de uma atividade que estendeu tentáculos para um amplo complexo de atividades criminosas. A outra é a simples criminalização e aversão ao jogo e seus praticantes. É importante reconhecer que o jogo está entranhado na formação da cidade do Rio de Janeiro e assentado no campo simbólico em que práticas culturais inscritas nas histórias das ruas cariocas se estabelecem. Simplesmente não se conta a história da cidade sem o jogo do bicho“.
FICHA TÉCNICA
Maldito invento dum baronete: uma breve história do jogo do bicho, Luiz Antonio Simas
Preço de capa: R$ 80
Edição: 1ª
Mórula Editorial
Número de páginas: 184
Formato: 14x21cm
Projeto gráfico: Patrícia Oliveira
Revisão: Marilia Pereira
Ilustrações: Flavia Varella e Pablo Meijueiro
LANÇAMENTO
Data: 22/06/2024
Local: Alfabar – Rua do Mercado, 34 – Centro – Rio de Janeiro-RJ
Horário: A partir das 14 horas
Samba comandado por Tiago Prata