Uma megaoperação da Light de combate ao furto de energia, o popular “gato”, identificou mais de 80 ligações clandestinas na região de Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. A empresa encontrou fraudes em onze estabelecimentos comerciais. Os responsáveis por nove destes locais foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento (restaurante, padaria, residência, peixaria, atacadão, salão de beleza e escola).
A ação, realizada na quarta-feira (12/06), contou com cerca de 400 colaboradores, entre técnicos de campo, eletricistas, supervisores e engenheiros, e o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), além da 38ª e 27ª Delegacias de Polícia e da Polícia Militar.
????????????
De acordo com o superintendente da Light, Bruno Rodrigues, a expectativa da Companhia é de recuperar 1.2 GWh de energia nos pontos que foram constatadas as irregularidades, o que equivale ao consumo de 3,5 mil residências por um (1) mês.
??????
“Além do combate ao furto de energia, executamos ações de cobrança que arrecadaram cerca de R$ 400 mil”, afirma.
??????
A concessionária também disponibilizou atendimento comercial aos moradores da região, com uma estrutura montada na Praça Jardim Alegre. No local, foi possível solicitar serviços como atualização cadastral, troca de titularidade, parcelamento de débitos, entre outros.
??????
De janeiro a abril, Light regularizou 1.525 ligações clandestinas e normalizou 57.859 instalações
??????
Nos quatro primeiros meses do ano, a Light recuperou cerca de 50,85 GWh de energia, o suficiente para abastecer o consumo de 21 mil residências, durante 1 ano. Se for considerada uma média de quatro pessoas por residência, o total de pessoas (84 mil) equivalente a população total do município de Seropédica (RJ) (80 Mil), por exemplo.
??????
Neste período, a concessionária já regularizou 1.525 ligações clandestinas, aumentando a sua base de clientes. As ligações clandestinas são aquelas feitas de forma irregular por consumidores que não têm contrato com a distribuidora. A empresa também normalizou cerca de 57.859 instalações (irregularidades identificadas em casas/comércios de quem é cliente da Light).