Mais de 40 mil devotos subiram os 100 degraus rumo ao Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, nesta quinta-feira (13), dia do santo, que é um dos mais queridos do Brasil. A movimentação de fiéis começou antes mesmo do início da primeira missa, que foi celebrada às 6h. Ao longo do dia, as nove missas em honra do “Santo Casamenteiro” lotaram a bela igreja, onde 30 frades da Fraternidade do Convento e de fraternidades vizinhas se empenharam no atendimento para bênçãos individuais, escuta de fiéis que desejavam partilhar uma graça ou um pedido, distribuição dos pãezinhos e aspersão de água benta. A festa em honra de Santo Antônio também contou com a participação de mais de 100 voluntários, além dos funcionários do Convento, que trabalharam incansavelmente na logística das homenagens ao padroeiro dos pobres.
O ápice da celebração aconteceu às 15h, quando o arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Orani João Tempesta deu início à missa especial, que contou com a participação de um coral integrado por músicos do Theatro Municipal. Durante a missa, o cardeal fez alusão ao tema da Trezena, “Santo Antônio, nosso amigo, nosso irmão”, para incentivar os devotos de Antônio a assumirem as suas responsabilidades para que a cidade do Rio seja um lugar mais ordeiro, pacífico e fraterno. A colaboração dos frades franciscanos na condução da missão evangelizadora do Convento também foi destacada pelo arcebispo como um ponto importante para a disseminação e fortalecimento da fé católica. Dom Orani também agradeceu à organização da peregrinação da imagem de Santo Antônio, que percorreu vários locais da cidade na mais perfeita ordem.
Para facilitar a veneração dos fiéis, além da histórica imagem do altar-mor, outras imagens de Santo Antônio foram instaladas em lugares estratégicos do Convento. Em uma delas, colocada junto ao mastro na frente da igreja, os devotos, seguindo a tradição, amarram fitinhas e depositaram pedidos por escrito aos pés do Santo. Junta à imagem peregrina também foram depositados centenas de bilhetes, com pedidos e agradecimentos ao Santo, que também é padroeiro dos padeiros e das mulheres inferteis.
Para estreitar as relações de amizade entre os santuários do Convento Santo Antônio e do Cristo Redentor, às 11h, o frei Gustavo Medella celebrou uma missa no Corcovado. A cerimônia, oficiada com a presença da imagem do “Santo Casamenteiro”, teve bênção e a distribuição dos pãezinhos. Em sua homilia, frei Medella, lembrou a relação de profunda intimidade de Santo Antônio com Jesus Cristo:
“A visita de hoje é um gesto que revela o quanto a intimidade que Antônio cultivou com Cristo foi sinal de bênção para a vida dele e continua sendo para nosso vida hoje. O Cristo de braços abertos, conforme o vemos aqui neste Santuário, abraçou a Antônio e segue nos abraçando”, afirmou o religioso.