Pesquisa para Prefeitura do Rio coloca Eduardo Paes eleito no 1º turno

Mesmo se indicado o apoio de Bolsonaro, não é o suficiente para Ramagem chegar perto de Eduardo Paes, que continuaria ganhando no primeiro turno

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro Crédito: Câmara dos Deputados e redes sociais

Se as eleições para prefeito do Rio fossem hoje, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), seria eleito no 1º turno, com 51% das intenções dos votos, é o que mostra a pesquisa Quaeste divulgada nesta terça-feira 18/2. A pesquisa que já não conta com o nome de Otoni de Paula (MDB) e nem Pedro Duarte (Novo), tem em 2º lugar Delegado Ramagem (PL), 11%. Na sequência, o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) aparece com 8%, o deputado estadual Rodrigo Amorim (União), com 4%, e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP), com 2%. Indecisos são 4%. Já os que indicam voto em branco ou nulo ou que não pretendem votar nas eleições deste ano somam 20%.

A situação muda muito pouco quando se coloca os padrinhos e, ainda assim, Paes ganharia no primeiro turno. Paes, apoiado pelo presidente Lula (PT), cai de 51% para 47%. E Ramagem, incensado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobe de 11% para 29%. Neste cenário, todos os sem padrinho caem: Tarcísio, de 8% para 5%; Amorim, de 4% para 1%; e Queiroz, de 2% para 1%. Eduardo continua com 11% mais do que os seus adversários.

E o apoio de Bolsonaro ou Lula não vem se motrando isso tudo na cidde do Rio, Já 22% disseram que votariam em quem Bolsonaro indicar, mesmo sem conhecer o candidato. Enquanto 75% responderam que não votariam. Já Lula seria seguido incondicionalmente por 19%. Outros 79% informaram não estar dispostos a aceitar a indicação do presidente.

Para a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-04459/2024, foram ouvidos 1.145 eleitores cariocas entre os dias 13 e 16 de junho. O levantamento da Quaest tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Segundo turno

A pesquisa Quaest simulou um eventual segundo turno no Rio, entre o prefeito Eduardo Paes e o deputado federal Delegado Ramagem.

No cenário, Paes soma 57% das intenções de voto, e Ramagem, 27%. Indecisos são 2%. Votos brancos e nulos e quem não pretende votar no pleito, 14%.

Rio de Janeiro – Segundo turno:

  • Eduardo Paes (PSD): 57%;
  • Delegado Ramagem (PL): 27%;
  • Indeciso: 2%;
  • Branco/Nulo/Não pretende votar: 14%.

Avaliação da gestão

A gestão de Paes tem avaliação positiva de 35% dos eleitores e é considerada regular por 38%. Os que avaliam negativamente somam 24%.

A área de atuação da prefeitura onde os entrevistados percebem melhoria são asfaltamento (58%), cultura, esporte e lazer (55%), transporte público (49%) e limpeza (49%).

A área que mais piorou, na avaliação dos entrevistados, foi a segurança: 73% consideram que as condições pioraram. O trânsito piorou para 66%, a saúde para 59%, a educação para 52%, a habitação para 44% e o tratamento de esgoto para 45%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa para Prefeitura do Rio coloca Eduardo Paes eleito no 1º turno

7 COMENTÁRIOS

  1. Somente acontecerá se mais uma vez a.populacao votar e mal. A quantidade de dinheiro em construções. Os guardiães, quase o equipara a gestão Crivella. Nosso dinheiro usado para campanha eleitoral dos indicados do prefeito. Carência na saúde e educação, sem falar no trânsito e na zona norte abandonada. Votar no prefeito dos ricos de novo, é falta de amor a cidade e ao povo.

  2. Paes tem que ganhar no primeiro turno para enterrar de vez o bolsonarismo aqui no Rio. Bolsonarismo é perversão, é ignorância, a última é essa cruzada fanática do PL do estuprador. Não dá mais, bolsonarismo tem que ser tratado com um problema de saúde pública.

  3. Eduardo Paes não vale nada,o Rio está um lixo, piorou depois que ele entrou. Eu sou moradora da Glória e posso falar,ele quer ficar roubando mais o dinheiro público.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui