Tradicionalmente, o mês de junho representa um período importante para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde as Festas Juninas reúnem milhares de pessoas todos os anos. No Rio de Janeiro não é diferente, um levantamento da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), revelou que 90,1% dos cariocas gostam das celebrações relacionadas com as “Festas Juninas”.
A pesquisa também buscou entender se os cariocas costumam fazer festas para celebrar a data com a família e amigos. Para 76,2% dos respondentes, a comemoração não pode faltar. Apenas 23,8% responderam não realizar arraiá.
Outro aspecto avaliado no estudo, foi o comportamento dos consumidores cariocas na hora de comprar comidas típicas para fazer em casa, que se revelou importante para 82,1%, contra 17,9% que afirmaram não ter o hábito.
O levantamento também procurou compreender onde os cariocas buscam os alimentos que vão compor sua “Festa Junina”. Para 90,9% as compras dos alimentos característicos dessa época do ano ocorrem nos supermercados, ou seja, 9 em cada 10 cariocas vão aos supermercados abastecer sua festa. A pesquisa da ASSERJ também perguntou sobre os itens que não podem faltar no arraiá dos cariocas, destaque para: canjica (70,7%), pé de moleque (49,9%), bolo de aipim (47%), bolo de milho (46,9%), cuscuz (41,1%), salsichão (37%), caldo verde (30,9%), paçoca (29,7%) e sopa de ervilha (23,1%).
Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, mais uma vez, o mercado varejista de alimentos se revela fundamental, fornecendo à população todos os produtos necessários.
“Os cariocas gostam de festejar, nossa pesquisa ratificou isso. Não importa o tamanho do arraiá, os supermercados estão preparados e abastecidos para suprir essa demanda tão aguarda”, finaliza o executivo.
Festas estas que não tem nada a ver culturalmente conosco.