A Prefeitura do Rio inaugurou, neste sábado (22/06), o Parque Carioca Pavuna, numa área de 17 mil metros quadrados, nas proximidades da comunidade do Chapadão, região com um dos mais baixos Índices de Progresso Social (IPS) do município. Um antigo terreno baldio na Rua Marechal Guilherme, abandonado e usado de maneira improvisada pelos moradores para jogos de futebol, foi transformado num espaço arborizado, com 320 árvores de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica, sendo 129 novas; quiosques; quadras esportivas; área infantil; e área de convivência.
Um dos destaques fica por conta de uma torre d´água com iluminação de quase 22 metros de altura, que ajudará a trazer frescor para os frequentadores. Pensando na capacitação da população para o mercado de trabalho, também foi construída uma Nave do Conhecimento. O investimento da Prefeitura foi de mais de R$ 12 milhões.
Esta é a terceira área de lazer entregue pelo poder público para a população este ano. Em maio, foi inaugurado o Parque Rita Lee, na Barra da Tijuca, e na semana passada foi entregue o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, na Zona Oeste. Na Pavuna, quem prestigiar o novo parque terá um grande leque de atrações para usufruir, como quadra poliesportiva, quadra de areia, quadra de basquete 3×3, equipamentos de ginástica, skate park, academias da terceira idade e quiosques. Para as crianças haverá parquinho e área de lazer para piquenique. O terreno recebeu grafismo e paisagismo, com canteiros de vegetação arbustiva.
A entrada do parque é pela Rua Iguaba Grande, nas proximidades da comunidade do Chapadão. Ele estará aberto ao público de terça a domingo, das 6h às 22h.
Nova Nave do Conhecimento
O Parque Carioca Pavuna terá a décima primeira Nave do Conhecimento da cidade. Com ambientes multiuso interativos de alta tecnologia, a Nave da Pavuna vai oferecer acesso gratuito à internet, palestras, oficinas, cursos de qualificação em várias áreas voltadas para profissões do futuro, além de abrigar iniciativas da comunidade e promover eventos de difusão científica e culturais.
Com uma área útil de 278 m², a Nave da Pavuna contempla ambientes onde serão promovidas inúmeras atividades que visam potencializar a experiência digital, além de contar com uma equipe de apoio para orientar os usuários. A unidade conta com recepção, Lan Table, sala de aula e um Espaço Gamer.
A cidade já conta com Naves do Conhecimento em Madureira, Engenho de Dentro, Vila Aliança, Nova Brasília, Irajá, Santa Cruz, Penha, Triagem, Padre Miguel, e a recém-inaugurada Nave do Parque Realengo Susana Naspolini. Desde a reabertura das Naves do Conhecimento, a partir de dezembro de 2021, foram emitidos mais de 47 mil certificados para alunos aprovados nos cursos e realizados mais de 710 mil nas dez unidades.
Dudu não para. Todo dia entregando alguma coisa pra população.
Enquanto isso, os adversários só lacrando/mitando nas redes.