Nesta terça-feira (25/06), uma operação do Governo do Estado interditou três ferros-velhos em São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A força-tarefa, intitulada ”Operação Desmonte” e coordenada pelo Detran-RJ, constatou que os estabelecimentos, situados na Avenida Franklin Roosevelt, não tinham licença para funcionar e não apresentaram notas fiscais do material comercializado.
Os proprietários dos ferros-velhos terão cinco dias para comprovar a procedência de todas as peças. Caso não consigam, em até 30 dias o material será apreendido e destruído.
Em uma das unidades, os agentes encontraram um poço artesiano vazio e com resíduos de óleo motor, o que caracteriza crime ambiental. As peças de veículos encontradas nesse estabelecimento serão removidas e encaminhadas para destruição em empresas de reciclagem cadastradas pelo Detran-RJ. O proprietário foi conduzido à delegacia e poderá responder por poluição do lençol freático.
Além do Detran-RJ, integram a força-tarefa as polícias Civil e Militar; o Instituto Estadual do Ambiente (Inea); e a Secretaria de Estado de Fazenda.
Números
Desde que a Operação Desmonte foi iniciada, em agosto de 2023, a força-tarefa já realizou 18 ações de fiscalização em ferros-velhos, que resultaram no fechamento de 44 estabelecimentos que não possuíam documentação. Ao todo, foram apreendidas mais de 700 toneladas de sucatas e mais de 150 motores roubados. Paralelamente, 10 pessoas foram presas em flagrante, e carros roubados apreendidos.
Além de fiscalizar estabelecimentos irregulares, agentes do Detran-RJ também orientam os proprietários dos estabelecimentos de comércio de peças usadas a se credenciar junto ao órgão, passando a funcionar de forma correta.
Para se cadastrar, o proprietário deve acessar o site do Detran.RJ, na aba ”desmonte”, preencher um formulário e entregar os documentos exigidos. Uma vistoria será realizada pela equipe técnica do Departamento de Trânsito, para verificar se as instalações estão adequadas.