Fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Hoje a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Cidade Marivolhosa, a beleza espremida entre a montanha e o mar, completa 442 anos em completa forma.

Para quem não sabe parte de nossa história da fundação contada pela Wikipedia.

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá, que desembarcou num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, subjugando franceses calvinistas da Bretanha e da Normandia, os quais, aliados a grupos indígenas hostis, alimentavam o projeto de Nicolas Durand de Villegagnon de estabelecer no Brasil uma colônia francesa chamada França Antártica. A idéia aprovada pelo almirante Gaspar de Coligny e apoiada pelo rei de França, Henrique II, ameaçava, 63 anos depois, a grande conquista portuguesa.

A vitória de Estácio de Sá foi o ato histórico criador da Cidade, quando os portugueses garantiram, em 1° de março de 1565, a posse do Rio de Janeiro, rechaçando a partir daí novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, o seu domínio sobre as ilhas e o continente. Construiu na entrada da baía, em uma praia protegida pelo morro do Pão de Açúcar, uma fortificação composta por simples casinhas feitas de troncos de madeira e barro, que foi mais tarde destruída para um novo povoamento no entorno do morro do Castelo onde atualmente se localiza a região central da cidade.

Mas se você quiser saber a história completa da fundação, clique aqui.

Baía de Guanabara 1555

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui