Governador defende mudanças na legislação contra o crime no XII Fórum de Lisboa

Durante a sua exposição, Cláudio Castro defendeu o endurecimento das penas para crimes graves, como tráfico de drogas e de armas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Canhão e drogas são apreendidas em Manguinhos, na Zona Norte da cIdade /Divulgação: Polícia Civil

Um dos participantes do XII Fórum de Lisboa, que acontece na Faculdade de Direito da Universidade da capital portuguesa, o governador Cláudio Castro (PL), ao falar sobre Segurança Pública, ressaltou a importância de aliar investimentos em tecnologia e em inteligência para ter bons resultados na área. Nesta quarta-feira (26), Castro participou do painel “Governança da segurança pública nos grandes centros urbanos”, quando defendeu o aumento das penas para crimes, como tráfico de drogas e armas. O Fórum avalia os impactos da globalização no Brasil e na Europa, em áreas como meio ambiente, segurança, saúde e imigração.

“São necessárias mudanças urgentes na legislação penal com sanções coerentes, que não sejam favoráveis à criminalidade, principalmente em caso de reincidentes. Nós estamos com um Código Penal de 1940 e um Código de Processo Penal de 1941. Ou seja, uma legislação completamente desatualizada. Muitos crimes são tratados com artigos que são arremedos de uma política de urgência”, pontuou Castro.

Governador Claudio Castro participa de painel sobre seguranca publica no XII Forum de Lisboa Divulgacao Gov RJ Governador defende mudanças na legislação contra o crime no XII Fórum de Lisboa

Durante o encontro, o governador do Rio anunciou um investimento de R$ 4 bilhões na modernização e capacitação das forças policiais fluminenses, que conquistaram uma redução de indicadores que eram considerados problemáticos. Nos primeiros quatro meses do ano, houve um recuo de 25% da letalidade violenta, em relação mesmo período de 2023. O número de armas apreendidas também aumentou, atingindo a marca de aproximadamente 2 mil, o equivalente a 17 armas retiradas de circulação diariamente.

“Conseguimos fazer uma verdadeira transformação nas estruturas policiais do Rio de Janeiro. Saímos do segundo pior salário para o terceiro melhor do país. Batalhões e delegacias estão reformados e temos um prédio inteiro voltado à inteligência e investigação, assim como modernos softwares. Além disso, ampliamos a atuação do Segurança Presente, que antes tinha 14 bases e hoje conta com 42. No próximo mês, vamos chegar a 53 unidades do programa de proximidade”, adiantou o governador do Rio, acrescentando que resultados favoráveis na segurança impactam positivamente a economia e o turismo:

“A atuação operacional e de inteligência e a preparação do efetivo de policiais em grandes eventos resgatam a credibilidade do estado. Foram mais de R$ 300 milhões de renda revertida para negócios no show da Madonna, por exemplo”, ressaltou Castro, lembrando a aquisição de câmeras corporais e de viaturas para as operações cotidianas e especiais.

Dadas as complexidades do cenário da criminalidade atual, o governador do Rio destacou ser importante aprimorar o diálogo entre o Governo Federal, estados e municípios.

“Temos os crimes federais e os crimes municipais. Entendemos que a segurança pública hoje deixou de ser um problema exclusivo do Rio de Janeiro, uma questão local. Precisamos do CIFRA atuante, que é o nosso comitê integrado com investigação baseada em inteligência, especialmente focado na origem financeira da criminalidade”, disse o chefe do Executivo estadual.

Após o painel, Cláudio Castro assinou um acordo de cooperação científica e técnica entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), para a realização de pesquisas jurídicas e de atividades acadêmicas e culturais conjuntas.

“A iniciativa vai permitir que a PGE-RJ participe ativamente com o IDP na organização de conferências e seminários no Rio de Janeiro similares ao Fórum de Lisboa”, explicou o procurador-geral do Estado, Renan Miguel Saad.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governador defende mudanças na legislação contra o crime no XII Fórum de Lisboa

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui