O trevo da UERJ, na Avenida Rei Pelé e Rua São Francisco Xavier, passou por uma ação de ordenamento urbano, nesta terça-feira (2). Durante a ação da Prefeitura, encabeçada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, faca, estilete e canudo para consumo de crack. No local, também uma havia estrutura precária usada como residência, que foi derrubada.
Três sofás abandonados, colchões, poltronas, móveis, placa de propaganda, canos, papéis jogados, ripas, lonas, pneus, cones e malas, além de muito lixo, foram retirados do local. Ao todo, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurg) coletou 450 kg de detritos das proximidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, uma das melhores do Brasil.
“A Secretaria de Ordem Pública realiza regularmente ações nessa região, e o principal objetivo dessa operação é o ordenamento do espaço público, oferecer auxílio para as pessoas em situação de rua e usuários de drogas. A participação dos agentes da Comlurb e Assistência Social é essencial para que o nosso trabalho seja realizado com sucesso e para que a população tenha de volta o espaço público desobstruído e com mais segurança”, enfatizou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Integrantes da Secretaria de Assistência Social abordaram quatro pessoas às quais ofereceram auxílio. Nenhuma delas aceitou a ajuda municipal.
Desde o início de 2024, as operações da Seop retiraram das mãos da população de rua 2.285 facas e objetos perfurocortantes, além de 25 simulacros de arma de fogo. A secretaria recolheu ainda 1.402 materiais para uso de entorpecentes. Mais de 18 toneladas de lixo e resíduos jogados nas ruas foram recolhidos pela Comlurb.
Participaram da operação: Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social e Comlurb.
Tinha que ser permanente. Essa região é um horror.
As vezes tem PM na passarela do Metrô ou em algum outro lugar em volta da UERJ, mas não fazem nada. Guarda Municipal? Só em dia de jogos e só ficam na passarela.
Essa região tá abandonada. Com o Maracanã e a UERJ ali, deveria ser bem melhor cuidada.