São Gonçalo lidera ‘Sistema Integrado de Metas do Estado’

Resultado foi verificado pelo ISP que identificou quedas significativas em vários tipos de crimes, entre eles: morte violenta e roubo de carros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rede Social

O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, lidera do ranking fluminense do Sistema Integrado de Metas do Estado, que classifica as cidades de acordo com o índice de redução de incidência criminal. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), nos seis primeiros meses do ano, São Gonçalo apontou um recuo nos números de roubos e mortes violentas – homicídios dolosos, latrocínios, autos de resistência e lesão corporal seguida de morte.

Pelo relatório do ISP, também houve reduções significativas em outros tipos de crime, como: roubo de cargas, cuja queda foi 59% diante do mesmo período de 2023, quando o município registrou 56 casos, contra 22 até junho deste ano; roubos de veículos, cuja queda foi de 47%, passando de 652 roubos no primeiro semestre do ano passado, para 342 no mesmo período de 2024. Quanto às mortes violentas, a pesquisa verificou uma redução de 40%, passando de 102 para 59, entre um ano e outro.

Outro ponto positivo apontado pelo levantamento foi aumento das apreensões de armas de fogo e munições pelo 7º BPM (São Gonçalo): 938 munições, 69 pistolas, oito fuzis e 22 simulacros de armas. No período, os policiais prenderam 563 criminosos em flagrante.

Os resultados foram celebrados pelo comandante do 7ºBPM (São Gonçalo), o coronel Ângelo Barbosa; e pelos capitães Fábio Azevedo, coordenador do ‘São Gonçalo Presente’, e Rafael Andrade, responsável pelo planejamento de ações e mapeamento de áreas policiadas pelo batalhão de São Gonçalo, respectivamente.

“Trabalhamos para que a população tenha, cada vez mais, a certeza da melhora na segurança pública. Temos ótima parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, que nos fornece todo maquinário necessário para a retirada de barricadas, além dos nossos policiais que estão atuando de forma planejada em todas as ações”, afirmou o comandante Ângelo Barbosa, de acordo com o jornal O São Gonçalo.

O coronel reforçou ainda a importância das ações integradas empreendidas pelos agentes da Operação ‘São Gonçalo Presente’ e da Guarda Municipal. Tais operações, segundo o militar, resultariam na detenção de um criminoso a cada 48 horas, desde a reformulação do ‘São Gonçalo Presente’, em 2021, quando passou a ser gerida pelo Governo do Estado. 

Sob a coordenação do capitão Fábio Azevedo, o programa atua em conformidade com o planejamento elaborado em parceria com policiais do 7ºBPM, com foco nas ‘manchas de violência’ da cidade.

“Atuamos de forma planejada, de modo que os policiais do batalhão consigam agir de forma mais enérgica nas áreas periféricas, deixando que a região central seja, rotineiramente, patrulhada pelos nossos agentes”, explicou o capitão Azevedo, como reportou o jornal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp São Gonçalo lidera 'Sistema Integrado de Metas do Estado'

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui