Consagrada internacionalmente, a certificação ISO 9001 é conferida a empresas diferenciadas por sua qualidade. Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência ligado à Segurança Pública conquistou o selo: a Central 190, da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro. A qualidade do atendimento dos operadores, com alta aprovação do público, foi o que mais pesou para que a Central ganhasse a certificação. Em uma pesquisa de satisfação, com pontuação entre 0 e 5, o serviço alcançou a nota média de 4,40. O selo ISO 9001 foi entregue, nesta terça-feira (9), ao governador Cláudio Castro (PL).
“É extremamente gratificante receber esse reconhecimento. A certificação concedida ao Serviço 190 da Polícia Militar traduz o empenho de todos os integrantes da corporação que atuam na área e o quanto o nosso governo tem investido em segurança pública. O investimento em tecnologia para levar um melhor serviço para a população é o caminho correto”, disse o chefe do Executivo estadual, segundo a rádio Tupi.
A pesquisa de satisfação em tempo real foi uma exigência da BGA Certificadora, empresa especializada acreditada junto ao Inmetro. O estudo foi conduzido durante a implementação do sistema de gestão, com um SMS com notas de 0 a 5, sendo enviado ao participante para registrar a sua avaliação do atendimento.
“Se preocupa com a melhoria contínua, mas que principalmente tem um sistema de gestão, um sistema que gerencia, que administra a qualidade. Então, assim, eu como cidadão fluminense, eu fico muito orgulhoso de ver, assim, alguma organização, algum órgão público atendendo a esses critérios de certificação”, disse o representante da BGA, Alexandre Rangel, ainda segundo a Tupi.
O ISO 9001 é adotado em 169 países, com mais de um milhão de empresas públicas e privadas tendo recebido o selo, que avalia a aplicação das melhores práticas de gestão. Com base no ISO 9001, instituições e empresas desenvolvem práticas de gestão de qualidade.
Central é acionada cinco mil vezes por dia
A Central 190, que foi criada há 48 anos, conta com a atuação de 180 policiais militares. O número é acionado aproximadamente cinco mil vezes por dia. A Central passou por uma requalificação nos últimos três anos, período no qual PMs foram treinados para o atendimento, que antes era feito civis terceirizados. Também foi realizada a ampliação do atendimento, que passou das cidades da Região Metropolitana, para todo o território fluminenses. A medida centralizou as informações, tornando os levantamentos de dados mais precisos, o que resultou na melhoria da gestão do serviço.