Um dos mais belos locais de passagem da cidade do Rio de Janeiro, o Aterro do Flamengo, via de ligação entre o Centro e a Zona Sul, teve 26 projetores de 4 passarelas furtados, na última terça-feira (9). O crime contra o patrimônio público foi confirmado pelo jornal O Dia junto à Rioluz, empresa responsável pela iluminação pública na capital fluminense.
Nem mesmo a proteção de caixas gradeadas livrou os 26 projetores de luz da sanha dos ladrões. Segundo a Rioluz, a retirada dos projetores exigiu que os criminosos quebrassem as gaiolas de ferro, o que deixou as pistas às escuras e aumentou a sensação de insegurança dos usuários que passam pela via, especialmente à noite.
“A subconcessionária Smart Luz está fazendo um novo projeto com outras medidas antifurtos para repor a iluminação no local”, destacou a Rioluz através de um comunicado.
Em fotos divulgadas nas redes sociais é possível ver as caixas de proteção arrebentadas, além da fiação solta e lixo nos locais onde funcionavam os refletores. A Rioluz não quis fornecer a localização exata das passarelas furtadas. Tarefa que será facilmente identificada pelos motoristas.
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) informou ao veículo que não foi acionada sobre a ocorrência. A corporação adiantou que o comando do 2° BPM (Botafogo) está “atento à movimentação na região” e “adequando a estratégia de policiamento no perímetro, empregando viaturas e motopatrulhas”.
A PM ressaltou que cabe às equipes do motopatrulha, programa criado em maio, cuidar desse tipo de delito.
A Guarda Municipal, segundo O DIA, também não teria sido acionada.
Falta câmeras de monitoramento espalhadas no local, já que policiamento 24h em cada esquina não é possível nem medida que encontra racional. Mas o acompanhamento só monitoramento por agente que pode simultaneamente de várias câmeras espalhadas é medida perfeitamente possível e econômica, bastando acionar a viatura mais próxima quando observar algo estranho…
Mas quem devia planejar o policiamento ganha muito e planeja pouco…
A guarda municipal tem o dever e a competência para proteção dos bens públicos. Quem deve explicações é a Guarda Municipal, ou seja, não tem ser acionada deverá sim manter-se sempre atenta a proteção dos bens públicos.