Inverno em Minas: conheça roteiros para viagens rápidas partindo do RJ

O DIÁRIO DO RIO selecionou uma lista de cidades em Minas Gerais, estado vizinho ao Rio, em que é possível e vale a pena realizar uma viagem curta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Diamantina - MG | Foto: Isis Medeiros

O DIÁRIO DO RIO sempre traz dicas dos mais diversos tipos para quem quer conhecer o Rio de Janeiro, visando atingir todos os mais variados gostos. Entretanto, muitos cariocas gostam de realizar viagens curtas, um fim de semana ou alguns poucos dias a mais. Por isso, selecionamos uma lista de cidades em Minas Gerais, estado vizinho ao Rio, em que é possível realizar uma viagem curta, mas muito proveitosa. Confira:

Monte Verde

Localizada a cerca de 500 quilômetros do Rio de Janeiro, Monte Verde não é exatamente um destino próximo, levando aproximadamente 7 de horas de viagem (de carro), porém é uma cidade acolhedora e com um ar romântico que agrada, especialmente em viagens de casal. Entre os principais destaques de turismo na cidade, estão: conhecer a Pedra Redonda, andar de tirolesa, e conhecer as fábricas de chocolates. 

Carrancas

A cidade de Carrancas fica a cerca de 411 quilômetros do Rio e se destaca pelas belezas naturais. São dezenas de cachoeiras, poços e escorregadores naturais. Quem visitar, pode reconhecer alguns cenários, pois alguns montes e grutas, chapadas e canyons, foram usados em gravações de novelas e filmes, como Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009) e Império (2014).

Congonhas

WhatsApp Image 2024 07 15 at 18.55.15 e1721081040753 Inverno em Minas: conheça roteiros para viagens rápidas partindo do RJ
Congonhas – MG | Foto: Larissa Ventura/DIÁRIO DO RIO

Uma cidade pouco conhecida, Congonhas fica a cerca de 360 quilômetros do Rio de Janeiro e se destaca na lista pelo turismo religioso. Além de acolhedora e muito bonita, a cidade conta com igrejas belíssimas que valem a visita. A principal delas é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985, ele conta com um dos maiores conjuntos barrocos das Américas.

Diamantina

Um pouco mais longe, localizada a aproximadamente 720 quilômetros do Rio, Diamantina é Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. A cidade se destaca por ser bonita e aconchegante, com muitos locais históricos para visita. Foi destino do DIÁRIO durante uma press-trip recente (saiba mais abaixo). Apesar da distância, é possível chegar de carro em cerca de 10 horas e a beleza local compensa o tempo de viagem.

Capitólio

Muito conhecido, Capitólio é um município localizado no sul de Minas Gerais e fica a cerca de 635 quilômetros do Rio. A região é banhada pelo Lago de Furnas, que é um dos principais destinos turísticos da cidade. Entre as principais atrações estão as cachoeiras, como a Canela de Ema e a Cachoeira da Capivara, e passeios de lancha pelo Lago de Furnas.

Conhecendo Minas

2024 06 30 Diamantina IsisMedeiros 6287 Inverno em Minas: conheça roteiros para viagens rápidas partindo do RJ
Diamantina – MG | Foto: Isis Medeiros

Para divulgar a campanha Inverno em Minas e os Circuitos de Inverno, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, convidou jornalistas e formadores de opinião de todas as regiões do Brasil para viverem uma experiência em cinco roteiros preparados para este período do ano.

A viagem, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho, começou em Belo Horizonte, com um jantar de boas-vindas no Palácio da Liberdade, comandado pelo chef Leonardo Paixão. A partir do dia seguinte, o grupo foi dividido em cinco e seguiu para cada um dos roteiros. O projeto contou com cinco rotas: Território dos Vinhos, que passa por Três Pontas, Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí; Território Sul de Minas, em Extrema, Gonçalves e Monte Verde; Território Serra da Canastra/Mar de Minas, que explora São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita; Território Espinhaço/Diamantes, em Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro e Lapinha da Serra; e, por fim, o Território Estrada Real com Santuário do Caraça, Catas Altas, Santana do Montes e Tiradentes no percurso.

O DIÁRIO conheceu o roteiro Espinhaço/Diamantes, que passa pela Serra do Espinhaço, considerada a única cordilheira do Brasil. Na viagem, passamos por Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde e Serro, encontrando belezas naturais, patrimônio histórico e as delícias da cozinha mineira.

Uma das primeiras paradas foi um passeio a Biribiri, vilarejo do século XIX de Diamantina. O lugar faz parte do Parque Estadual do Biribiri e foi construído para abrigar uma grande indústria têxtil. Com o fechamento da fábrica, a vila foi abandonada pela maioria dos moradores e se tornou uma opção de passeio aconchegante para apreciar a natureza do parque.

A apenas 12km de Biribiri está Diamantina, Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, por sua herança histórica e cultural. Alguns destaques que chamam a atenção são a Casa da Glória, famosa por seu passadiço que liga duas casas coloniais sobre a rua e que abriga um museu com objetos de época; a Igreja São Francisco de Assis, uma joia do barroco de 1762, onde está o túmulo de Chica da Silva; e o Chafariz do Rosário, um histórico ponto de encontro na cidade. Uma visita à cidade entrega em conjunto beleza e história.

São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde são lugarejos de quase 2 mil habitantes, com cenário típico do interior. O modo de fazer o queijo artesanal do Serro é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo o primeiro bem cultural registrado como patrimônio imaterial no Brasil. São várias as queijarias na região, cada qual com suas particularidades e prêmios recebidos nos principais concursos queijeiros do mundo. Por este motivo, é uma boa opção visitar uma das fazendas produtoras. Na região de São Gonçalo do Rio das Pedras, durante a viagem, também foi possível conhecer a Vinícola da Quinta do Campo Alegre e entender a produção de vinhos local, além de degustar alguns rótulos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inverno em Minas: conheça roteiros para viagens rápidas partindo do RJ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui