Em um ano de funcionamento, Rio Imagem Baixada bate 1 milhão de atendimentos

Tendência é de que esse número aumente exponencialmente com a oferta de exames como endoscopia digestiva e colonoscopia, a partir de agosto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio Imagem Baixada completa um milhão de exames no primeiro ano de funcionamento e amplia oferta de serviços / Mauricio Bazilio (SES-RJ)

Com apenas um ano de funcionamento, completado na última quarta-feira (10), o Rio Imagem Baixada já bateu a marca de milhão de exames realizados. A tendência é de que esse número aumente exponencialmente com a oferta de exames como endoscopia digestiva e colonoscopia, a partir de agosto. Para entrar em funcionamento, a unidade recebeu um investimento de R$ 90 milhões do Governo do Estado.

O governador Cláudio Castro (PL) destacou os esforços da administração estadual para interiorizar os investimentos e beneficiar a população, especialmente na área da saúde

“Estamos destinando recursos para a ampliação e fortalecimento dos serviços de Saúde na Baixada e no interior do estado. É uma mudança efetiva na realidade da população dessas regiões, que sempre estiveram em segundo plano. Agora elas não precisam mais se deslocar até a capital para receber um diagnóstico que vai salvar vidas. O Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, está acelerando filas e reduzindo espera por exames de diagnóstico e laboratoriais”, afirmou o governador.

Com a incorporação de exames como endoscopia digestiva e colonoscopia, a ampliação do atendimento será maior, uma vez que os procedimentos são importantes para o rastreio de casos de câncer de estômago e intestino, além da prevenção de outras doenças.

“O Rio Imagem Baixada atingiu um grande volume diário de atendimentos. É um orgulho muito grande comemorar o primeiro ano deste centro de diagnóstico tão importante e ver o quanto já está acontecendo e o quanto pode crescer ainda mais”, disse a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello.

De acordo com um levantamento do Governo do Estado, as mulheres são a maioria dos pacientes da unidade, com 72% do total, contra 28% dos homens. Na unidade há toda uma linha de cuidados para o público feminino, que não precisa sair do local para fazer tratamento contra o câncer, por exemplo.

A submetida a uma biópsia por agulhamento (estereotaxia), a dona de casa Cátia Gonçalves, de 57 anos, afirmou que ficou satisfeita de não ter que entrar na fila novamente para prosseguir com o tratamento.

“O atendimento no Rio Imagem Baixada é maravilhoso. Desde a classificação adequada do paciente na entrada, passando pela orientação dos médicos, assistentes sociais e atendentes. Outro fator importante é o ambiente, que acalma e favorece a realização do exame. A assistência é humanizada, com carinho e tem calor humano”, comentou a mulher.

O servidor público, José Damião da Silva, 56 anos, celebrou o atendimento do Rio Imagem Baixada, que, para ele, é de “primeiro mundo”.

“Cheguei às 8h30 e, em meia hora, já estou sendo atendido”, comemorou Damião, que é morador de Queimados. José Damião fez uma ultrassonografia de abdômen total para investigar a causa das dores de estômago.

Para ser atendido no Rio Imagem Baixada, o paciente deve ser encaminhamento por uma clínica da atenção básica, que faz a inclusão da demanda no sistema de regulação. A unidade já está promovendo a diminuição das filas e reduzindo a espera.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em um ano de funcionamento, Rio Imagem Baixada bate 1 milhão de atendimentos

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui