Há três anos, as pistas de skate localizadas no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, passaram por uma grande reforma financiada pela grife Carolina Herrera. A proposta visava transformar as pistas em uma galeria de arte urbana, um espaço vibrante e criativo para skatistas e entusiastas da cultura urbana. Sob a direção do Grupo Arara, o Coletivo Muda foi incumbido de transformar o visual das pistas, substituindo a pintura desgastada por um mosaico colorido.
No entanto, o que deveria ser um ponto de orgulho para em um dos bairros mais turísticos do Rio, se transformou em um retrato de descaso. Atualmente, as pistas enfrentam um cenário vandalismo e negligência por parte dos órgãos responsáveis pela conservação. Pichações cobrem as obras de arte, as pinturas artísticas começam a descascar e desbotar, e o lixo se acumula tanto dentro quanto fora dos bowls. Rachaduras nas estruturas adicionam preocupação à segurança dos frequentadores.
A denúncia veio à tona através da influenciadora Natália Oliveira, uma das maiores influenciadoras de conteúdo digital sobre o Rio. Sua conta conta com mais de 700 mil seguidores. Imagens compartilhadas mostram claramente a deterioração das instalações, gerando indignação e cobranças por ações imediatas para reverter a situação.
A falta de segurança do espaço é outro problema relato com frequência pelos frequentadores do Parque. “Nossa infelizmente um lugar lindo e perigoso, quando fui, tinha uns policiais na parte de baixo do Parque Garota de Ipanema e perguntei se era seguro, eles falaram que se eu quisesse subir ficava ao meu critério que eles são se responsabilizam. Aí com caras das barraquinhas da praia do Arpoador queriam me cobrar 15,00 para me levar até aí em cima “com segurança” desisti, essa é a realidade do nosso Rio!” comentou uma seguidora na publicação. “Lugar péssimo pra frequentar sozinha ou em pequenos grupos… a vista é linda mas me senti muito insegura lá” declarou outra internauta.
Localizada dentro do Parque Garota de Ipanema, a sede da Subprefeitura da Zona Sul deveria ser o guardião da conservação do local. No entanto, desde sua realocação para o espaço em outubro do ano passado, vinda do Leblon, as expectativas de manutenção não têm sido atendidas. Até mesmo a conservação do parque tem sido negligenciada. Arbustos e vegetação que não são podados há muito tempo agora tampam a vista que antes era um cartão postal do local. Visitantes das pistas já não conseguem mais avistar a Praia de Ipanema e do Morro Dois Irmãos. “Reformaram o parque todo e deixaram essa parte de lado, estava até com um tapume tempos atrás, uma pena, esse lugar é lindo demais” relatou uma frequentadora do espaço.