Um levantamento realizado pela ONG Centro de Liderança Pública, verificou que Macaé, na Região Norte fluminense, ficou entre os municípios com menor índice de morbidade no trânsito. Entre as cidades brasileiras avaliadas, Macaé ocupou a 5ª posição. O indicador rastreia o número de internações hospitalares resultantes de acidentes de trânsito em relação a 100 mil habitantes.
Segundo o site Macaé News, o bom posicionamento de Macaé pode ser explicado pelo desenvolvimento e aplicação de políticas públicas voltadas para a segurança no trânsito. Nos últimos anos, a administração local tem apostado na veiculação de campanhas de conscientização em outdoors, placas de sinalização, além de treinamentos e simulações controladas.
Ainda segundo veículo, a prefeitura da cidade também tem investido em ações de fiscalização recorrentes, para melhorar a mobilidade na região. A atenção municipal também está voltada para a retirada de veículos irregulares das ruas, que poluem e travam o trânsito da cidade.
Se Macaé tem muito a festejar, o município vizinho de Rio das Ostras não tem. No mesmo levantamento, a cidade foi classificada na 89ª posição do ranking nacional. Com acidentes diários, a segurança viária de Rio das Ostras é considerada preocupante. No comparativo entre as cidades, o índice de morbidade de Rio das Ostras é mais de 1000% superior ao de Macaé.