Realizando cursos e treinamentos voluntários durante todo o ano, a Defesa Civil de Duque de Caxias conta hoje com cerca 10 mil moradores cadastrados na Rede Brasileira de Voluntários. Esses moradores contribuem com os agentes da Defesa Civil e estão aptos para atuar repassando as orientações recebidas nas capacitações em eventos como inundações, enchentes, deslizamentos, incêndios, primeiros socorros e prevenção de acidentes. Eles podem atuar também em atividades culturais e educativas.
Os voluntários ainda podem colaborar nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPEDECs), implantados em áreas consideradas de risco nos quatro distritos de Duque de Caxias.
O município de Duque de Caxias lidera com 10.555 mil voluntários. Entre os grupos de apoio estão a Cruz Vermelha Brasileira, Escoteiros, Desbravadores, Associação de Paraquedistas do Brasil, Corpo de Bombeiro Voluntário, LBV, e o Grupo de Resgatistas. O órgão é ligado à Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil. O município do Rio de Janeiro vem em segundo lugar e conta com 5.456 voluntários cadastrados na Rede Bravo e Nova Iguaçu é o terceiro município, com 2.594 inscritos.
Para se cadastrar como voluntário da Defesa Civil, o interessado deve acessar o site da Rede Bravo (www.sistematica.info/redebravo). Em seguida, clicar em “Seja Voluntário” e preencher com seus dados. Depois, acessar o botão “Deseja se vincular em qual rede”, selecionar a rede municipal, o estado e o grupo de proteção comunitária do seu bairro.