A indústria dos eSports continua a crescer a um ritmo impressionante, e a tendência promete continuar em força nos próximos anos.
Há vários jogos, mas alguns destacam-se mais do que outros pela popularidade entre jogadores, fãs, e apostadores. Aqui, apresentamos alguns dos mais conhecidos e procurados, incluindo o Counter-Strike 2.
Counter-Strike 2
Counter-Strike 2 chegou em 2023, sendo a mais recente atualização do jogo de tiro em primeira pessoa da Valve. E, sem qualquer surpresa, já é dos mais populares deste ano. As skins – com um mercado impressionante, e é possível apostar com skins CSGO, são um atrativo ainda maior a este jogo de eSports.
De facto, as skins e boa parte da interface transitaram de forma suave entre o CS:GO e o Counter-Strike 2 – cujos gráficos foram aprimorados e modernizados. Há novas funcionalidades que acrescentam algo, mas as mecânicas base mantiveram-se – duas equipas, em que os contra-terroristas têm de impedir os terroristas de detonar a bomba ou de manterem reféns durante um determinado tempo).
Trata-se de um jogo muito atrativo para profissionais ou jogadores casuais, em que a Valve mantém o apoio ao mercado de skins – que permite não só adquirir personalizações, como também é um segmento de apostas. Os Major Championships são o grande torneio global de CS.
Dota 2
Tal como o Counter-Strike, o Dota 2 é um jogo de sucesso da Valve – um dos maiores de sempre, que continua a atrair jogadores e fãs um pouco por todo o mundo.
Mais de 20 anos após o lançamento do título original, esta série de estratégia tem igualmente vários torneios, incluindo o The International com prémios recorde todos os anos.
Apesar de Dota 2 ter sido lançado em 2013, continua a receber atualizações e mantém-se com grande sucesso em 2024 – granjeando grande popularidade e uma comunidade muito envolvida e apaixonada.
Dota 2 é um multiplayer online battle arena, que privilegia o modo multijogador, em que duas equipas de cinco jogadores têm como objetivo destruir «Ancestral» – a estrutura defendida pelos adversários – e ao mesmo tempo proteger a sua.
League of Legends
A Riot Games tem em League of Legends (LoL) um dos seus jogos mais populares, e também no panorama geral dos eSports. Milhões procuram este jogo por todo o mundo, quer como fãs, jogadores ocasionais ou jogadores profissionais que participam nos vários torneios anuais – incluindo o Campeonato Mundial, que na edição de 2023 teve 18.000 espectadores só nas finais.
LoL é um jogo que coloca muita ênfase na estratégia, mas também é acessível e tem uma mecânica acessível a um grande espetro de possíveis jogadores. E a Riot Games não deixa de aprimorar a experiência continuamente.
Para além de ser possível jogar em qualquer computador com as especificações necessárias, é também possível acompanhar os eventos e torneios.
Ao contrário dos dois jogos anteriores, League of Legends é de combate jogador contra jogador (PvP), mas continuam a existir duas equipas que têm de defender a sua metade do mapa. Cada jogador controla uma personagem – o «campeão», com as suas habilidades e estilos próprios.
Fortnite
Fortnite foi originalmente lançado pela Epic Games em 2017 e, sete anos depois, continua a ser bastante popular – tendo até alguns derivados.
Com seis modos de jogo diferentes assentes no mesmo motor de jogo, gráficos e arte, são todos criados e geridos pela editora e respetivas subsidiárias. A maioria assenta no princípio jogador contra jogador (PvP), mas há também um jogo sandbox ou um jogo de corridas, entre outros.
Um misto único destaca Fortnite no competitivo panorama dos eSports, havendo também colaborações conceituadas e entusiasmo garantido em qualquer modo de jogo. Fortnite tem vários torneios com prémios apetecíveis, incluindo a Fortnite Championship Series.
Valorant
Valorant é mais um título da Riot Games, que chegou apenas em 2020 mas rapidamente se consolidou com grande relevância nos eSports.
Este é um jogo de tiro tático em primeira pessoa que envolve personagens (heróis) com as próprias habilidades, tendo múltiplos modos de jogo. A sua inspiração vem muito da série Counter-Strike.
Uma experiência diferente para os jogadores, quer ocasionais, quer profissionais, cujo alcance é cada vez maior graças à aposta da Riot Games.
Muito ativo no panorama dos eSports, tem a sua divisão maior – Valorant Champions Tour – gerida pela própria Riot Games.