Internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Copacabana, na Zona Sul do Rio, o Frei José Clemente Müller, que, atualmente era Vigário Paroquialda Fraternidade do Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha, faleceu na noite desta quarta-feira (24), em decorrência de uma parada cardíaca.
No final da última quarta-feira, Frei José Clemente, de 72 anos, que estava de partida do hotel no qual estava hospedado, sentiu-se mal e foi socorrido por funcionários da recepção. O religioso foi primeiro atendido por uma unidade SAMU e depois conduzido para a UPA do bairro, nas proximidades do hotel.
Apesar do socorro, Frei José Clementedeu entrada na UPA inconsciente e com saturação baixa. Por apresentar quadro grave, o farde teve que ser imediatamente entubado e encaminhado à Sala Vermelha.
A Ordem dos Franciscanos relatou em seu site, que o médico plantonista que atendeu o Frei teria dito que o religioso estaria estabilizado e realizando exames para definir a adoção do tratamento adequado. Às 23h, no entanto, Frei José Clemente sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas o franciscano faleceu às 23h28.
O frade voltava de São Paulo, onde teria participado do retiro de uma Congregação de Irmãs Religiosas. O religioso estava passando alguns dias na capital fluminense, para depois retornar à Vila Velha, no Espírito Santo.
Entre 2003, Frei José Clemente Müller esteve à frente da Fraternidade Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, como Reitor do Santuário Santo Antônio. No ano seguinte, o frade atuou como assistente da Ordem Franciscana Secular (OFS), Ipanema, na Zona Sul da capital.
O velório de Frei José Clemente será realizado, nesta sexta (26), a partir das 9h, no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca.
O sepultamento será realizado após a celebração da Missa das 15h.