Centro do Rio é reconhecido como ‘Bairro Imperial’

Com a sanção, o Poder Executivo deverá tomar medidas para garantir a divulgação da história que justifica o reconhecimento do título

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Centro do Rio

Foi sancionada nesta sexta-feira (26/07) a lei que reconhece o Centro do Rio como Bairro Imperial, uma medida que ressalta sua importância histórica e cultural. A Lei nº 8.519/2024, de autoria do vereador Pedro Duarte (NOVO), busca reforçar a contribuição do local para a história e identidade nacional, sendo o terceiro Bairro Imperial da cidade, ao lado de São Cristóvão e Santa Cruz.

A sanção da lei marca um passo significativo para a valorização do Centro do Rio, um bairro que já é endereço de marcos históricos do país. “Com essa lei, nós queremos resgatar a conexão do Centro do Rio com o Período Imperial. Esse é um potencial enorme que está pouco aproveitado para o desenvolvimento, o turismo e o apoio ao comércio da região. Vamos resgatar essa história e essa potência” declarou Pedro Duarte.

O que muda com a nova lei?

Com a sanção, o Poder Executivo deverá tomar medidas para garantir a divulgação da história que justifica o reconhecimento do título. A lei determina que todos os prospectos e publicações destinados a divulgar eventos históricos, culturais, educacionais, turísticos e comemorativos do bairro mencionem e promovam o Centro como Bairro Imperial. A norma especifica que não haverá alterações nos limites geográficos, parâmetros urbanísticos ou zoneamento do bairro.

O vereador comentou sobre as novas oportunidades que surgem com a lei: “Já estamos conversando com guias de turismo da região, que estão bastante animados para organizar visitas e potencializar essa história. Queremos atrair turistas para o centro, mostrando que ele foi o coração e a alma do Brasil durante séculos, sendo um testemunho importante da nossa história, cultura e patrimônio.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio é reconhecido como 'Bairro Imperial'

2 COMENTÁRIOS

  1. Grandes merdas… de que adianta isso se aí continuam a destruir o patromônio arquitetônico com as bênçãos do mesmo poder público que cria essa presepada?

  2. Tanta coisa melhor para se lutar pela cidade e criam nomes adicionais a bairros. É tipo mudar nome de rua e abençoar a placa ou a moção de aplauso, você bate palmas e fim…

    O que acrescentou na vida de São Cristóvão e Santa Cruz o “Imperial”?

    Só o Carlos era o Imperial.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui