Entre os dias 13 e 16 de agosto, o Píer Mauá receberá a quarta edição do Rio Innovation Week (RIW), evento voltado para a oferta sinérgica de negócios, networking, branding, educação e soluções variadas. Trazendo o tema “Humanização em tempos de inteligência artificial”, a atual edição contará com 34 conferências, mais de 2.500 palestrantes, 2.200 startups e incubadoras, além de mais de 350 expositores, em 26 palcos simultâneos. A programação também inclui bootcamps setorizados, workshops, mentorias, exposições, entre outras atrações.
Para 2024, a organização da RIW prevê um crescimento de 15 a 20% do espaço e potencial dos parceiros, diante da edição do ano passado. A previsão é de que o evento movimente mais de R$ 2.6 bi em negócios, conforme adiantou a reportagem do DIÁRIO DO RIO publicada em 4 de julho. Ao todo, mais de 150 mil pessoas devem passar pelos 75 mil m² de extensão – todos os armazéns do Píer Mauá e do Museu de Arte do Rio (MAR).
Celeuma entre os mais variados segmentos sociais, a Inteligência Artificial (IA) e o seu emprego nas mais variadas frentes será o tema crucial a ser destrinchado pelos participantes da Innovation Week. Para Fábio Queiroz, diretor do evento, apesar de legítimas, as preocupações sobre o uso da IA não se justificam, pois o emprego predominante da tecnologia tem sido direcionado para o desenvolvimento humano, social e ambiental.
“Acreditamos que a tecnologia tem o poder de ser uma força transformadora para o bem, um catalisador para o desenvolvimento humano, social e ambiental. Cada linha de código, cada avanço tecnológico, deve ser guiado por um propósito maior – o de melhorar a vida das pessoas e proteger nosso planeta. Afinal, a verdadeira medida do progresso não é o que criamos, mas como impactamos e enriquecemos as vidas daqueles ao nosso redor”, afirmou Fábio Queiroz.
Entre os destaques do evento também está o debate sobre a obra literária “Olá, Corajosa! 99 cartas de mulheres empreendedoras”, que acontecerá, no dia 16, às 14h, com as presença das autoras Graziela, Iva Cardinal, Simone Simon e Fabiana Nunes, que abordarão o processo de criação para inspirar a entrada de outras mulheres no mercado de trabalho e literário.
“Estou profundamente entusiasmada para participar do Rio Innovation Week, um evento que reúne mentes brilhantes e corações apaixonados pela transformação através da inovação e tecnologia. Em minhas palestras, quero compartilhar como a cultura, quando cultivada com afeto e empatia, pode transformar vidas e comunidades. É uma honra contribuir para um espaço que não só promove o empreendedorismo, mas também valoriza o crescimento humano e a sustentabilidade. Espero que juntos possamos inspirar e empoderar cada participante a buscar seus sonhos e fazer a diferença no mundo”, disse Grazi ao jornal Eu, Rio! sobre a obra, que é resultado de um encontro entre as escritoras e a empresária Luiza Helena Trajano, Diretora-Executiva da Magalu.
O Rio Innovation Week (RIW) 2024 conta, até o momento, com 13 patrocinadores, 29 parceiros, 280 expositores. A estimativa é de que mais de 20 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados pelo evento carioca.
Ingressos: site do evento
O Pier Mauá, fica na Avenida Rodrigues Alves, 10, na Praça Mauá, Rio de Janeiro.