Cedae lança licitação para revitalizar Chafariz da Glória

Prédio de dois andares que fica atrás do monumento também entra no certame. Obras estão orçadas em R$ 2,8 milhões. Conjunto será alugado por meio de licitação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) lançou um edital de licitação para revitalizar o Chafariz da Glória, localizado na Zona Sul da cidade. As obras, que também incluem o prédio de dois andares atrás do monumento, estão orçadas R$ 2,8 milhões. O resultado da concorrência deve sair em agosto, com as obras sendo concluídas em 18 meses, a partir do seu início.

Após a requalificação, o conjunto será alugado para a iniciativa privada, que ficará autorizada a explorar o espaço, com a responsabilidade de fazer a devida manutenção, sob a fiscalização da Cedae, que exigirá o funcionamento do chafariz. A escolha do locatário também será feita por licitação, que exigirá usos de baixo potencial de dano ao imóvel e acesso do público, como pequenos negócios, especialmente de caráter cultural ou gastronômico.

Para tornar prédio economicamente atraente e rentável, será construída uma laje que funcionará como terraço semicoberto, com toldo retrátil. Também serão feitas intervenções, como: reforma de pisos e instalações elétricas, construção de rampas para PCDs, instalação de paredes divisórias, de guarda corpo no terraço e de banheiros, além de fechamento em vidro do andar térreo.

Representantes da Associação de Moradores e Amigos da Glória (Amag) aprovaram a medida, depois de anos cobrando soluções para o patrimônio, que tem sido depreciado por pichações, furtos e uso inadequado, como “arara” para venda de roupas e objetos, como observou o jornal O DIA.

“Achamos essa proposta muito interessante. Porque a gente tem visto um trabalho de enxugar gelo, infelizmente. O chafariz fica exposto, não tem grade e jogam lixo e picham o monumento. Aprovamos a medida, com o compromisso de que a fachada será mantida. Estamos felizes. Se ficar bem conservado, vamos dar todo apoio à manutenção. Historicamente, lutamos pelos bens do bairro”, disse o conselheiro fiscal da Amag, Paulo Cesar Nunes dos Santos, ao veículo.

Inaugurado em 1772, no vice-reinado do Marquês do Lavradio, o Chafariz da Glória foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. O chafariz era abastecido através do Aqueduto da Carioca, os Arcos da Lapa. A sua revitalização seguirá os moldes originais, com instalação de quatro rosáceas e duas bicas, além de pintura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae lança licitação para revitalizar Chafariz da Glória
lapa dos mercadores 2024 Cedae lança licitação para revitalizar Chafariz da Glória

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui