Na tarde de segunda-feira (29/07), uma operação conjunta de policiais civis da 5ª Delegacia de Polícia (Lapa), coordenada pelo Delegado Titular Bruno Ciniello e pela Delegada Adjunta Ana Beatriz Fucks, juntamente com agentes da 1ª Delegacia de Polícia (Praça Mauá), 4ª Delegacia de Polícia (Presidente Vargas) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), desmantelou um ponto de venda de drogas na Rua do Lavradio, no Centro do Rio de Janeiro.
A ação foi resultado de investigações que apontaram a existência de uma boca de fumo operando em um casarão invadido por traficantes do Morro dos Prazeres. O local, situado aos fundos de uma vila de casas antigas, era utilizado para a venda de entorpecentes.
No prédio, que estava com condições precárias estruturais e insalubres, os criminosos realizavam a comercialização dos entorpecentes e possuía uma porta de metal, com chapas e trincos reforçados, com abertura apenas pela parte interna, utilizada como mecanismo, criado pelo tráfico, para frustrar as investidas das forças de segurança na repressão dos crimes praticados no local. No entanto, durante a operação, os agentes conseguiram entrar depois de cercar o local e utilizar ferramentas adequadas para cortar o metal e realizar o arrombamento da porta.
O objetivo principal da operação era cumprir um Mandado de Busca e Apreensão expedido pela 29ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Dados de inteligência obtidos pela 5ª DP davam conta de que o mercadejo das drogas era realizada neste local há mais de duas décadas, que divide nas habitações em seu interior a moradia de famílias, incluindo crianças, e a ocupação de traficantes. O espaço também funcionava como uma espécie de filial do tráfico do Morro dos Prazeres, atuando fortemente na venda e distribuição de drogas para a região central do Rio, principalmente nos pontos turísticos como a Lapa.
Durante a ação, 09 pessoas foram presas em flagrante por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e furto de energia e água. Foram apreendidas 1.207 unidades de maconha, 968 pinos de cocaína, 618 unidades de crack, 40 unidades de skank, lança-perfume, 5 cadernos de anotações do tráfico, 11 celulares, 2 maquininhas de cartão, 1 balança digital, 1 bicicleta, material para embalagem de drogas e dinheiro em espécie (R$2.328 e notas estrangeiras).
Os presos foram levados para a delegacia, onde passaram pelos procedimentos legais e serão encaminhados ao sistema prisional. As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso. A operação faz parte de uma série de ações de inteligência da 5ª DP destinadas a monitorar e reprimir a prática de crimes na área.
Já aconteceu isso. Eles voltam. Sem cadeia firme, nada feito. Aposto que os detidos têm 20 ou mais anotações e passagens pela delegacia. A quantidade de sujeitos com tornozeleira eletrônica passeando pelo centro é grande. Passo sempre pela rua do Lavradio à noite, o cara fica sentado no jardim do CIEP e vem perguntar se quer droga. Assim é aquele esqueleto invadido da rua do Rezende e aqueles mafuás da travessa do Mosqueira.
Muitos anos se sabia,do tráfico nesta vila.O pessoal da feira de artesanato,comentava.Existe uma delegacia,nesta rua