As competições de Skate tem ganhado grande visibilidade com as Olimpíadas de Paris. Vimos a brasileira Rayssa Leal fazendo história outra vez e conquistando o bronze no skate street. Porém, poucos sabem que a primeira pista de Skate da América Latina fica na Baixada Fluminense, mais especificamente na cidade de Nova Iguaçu.
A pista histórica foi inaugurada em dezembro de 1976 e fica localizada na Praça Ricardo Xavier da Silveira, que ficou popularmente conhecida como Praça do Skate. O projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo então diretor de obras Henrique Reina.
Vale citar que apesar das revistas especializadas, do livro “Onda dura: três décadas de skate no Brasil” e da própria Prefeitura do município apontarem a pista de Nova Iguaçu como a primeira da América Latina, algumas pessoas já contestaram a informação. Mas ate hoje, não conseguiram provar com um registro de existência anterior a 1976. Segundo o jornal “O Globo”, o primeiro campeonato ocorreu em julho de 1977. Antes, a pista recebia apenas apresentações de freestyle e de slalom (uma descida contornando obstáculos).
Em 2013, a pista ganhou um documentário sobre sua história. A produção “Praça do Skate – A primeira pista da América Latina” teve roteiro e direção de Paulo China e reuniu depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar. O documentário está disponível em streaming na Amazon Prime.
Já no ano de 2015, a pista passou por uma série de reformas, que consertou os buracos e rachaduras, e foi reinaugurada no dia 25 de julho. Agora, a Prefeitura se prepara para, mais uma vez, reformar e revitalizar essa parte da história do esporte que fica na Baixada Fluminense.
Presidente da Associação Baixada de Skate de Nova Iguaçu, André Viana afirmou que, para ele, a importância da pista se divide em três: histórica, arquitetônica e esportiva.
“A importância histórica tem a ver com o fato de ser a primeira da América Latina. Já a importância arquitetônica se dá em função desse projeto ter estreado no Brasil e na América Latina as construções de pistas de skate, e foi um projeto de vanguarda, uma inovação no design de construção de pista de skate de concreto na época. É uma pista única. E o contexto esportivo se dá em função de ter sediado o primeiro campeonato de skate realizado em uma pista pública do Brasil, em 1977, que foi realizado pelo lendário skatista Cesinha Chaves. Além de outros eventos que aconteceram ao longo dos anos”, explicou.