Agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) encontram 18 toneladas de sabão em pó OMO falsificado durante uma operação de fiscalização realizada no Mercado Megabox, de Olaria, Zona Norte do Rio, na tarde desta terça-feira (30).
Segundo os agentes da Sedcon, a falsificação foi flagrada porque a Unilever, empresa proprietária da marca OMO, conta com mecanismos de identificação para diferenciar os seus produtos de outros falsificados.
Entre as adulterações verificadas estavam: a lacração da caixa do produto, de forma grosseira, com cola quente. A embalagem do produto original, por outro lado, é fechada por método industrial, que não deixa marcas. No produto verdadeiro, o serrilhado da lingueta de abertura da embalagem vai até o final da informação “puxe”, sendo a lingueta picotada. No produto falso, a embalagem é inteiriça, e o serrilhado vai até o fim da embalagem.
A Sedcon apontou ainda, segundo O Globo, que é possível ver o holograma da Unilever com o auxílio da luz negra, na caixa original. Na falsificada, essa verificação é impossível. Na caixa falsa, ao passar o dedo sobre o campo de data de validade a tinta sai facilmente.
A Secretaria autuou o Megabox. Um processo administrativo para apurar e aplicar as medidas cabíveis será aberto pela Sedcon, cuja fiscalização não resultou em prisões, por que nesse tipo de ocorrência não cabe detenção em flagrante.
Sou usuário do ZonaSul e me sinto mal com essa notícia…
Porém não é só esse sabão. Existem inúmeras falsificações no mercado (e comércio de mercadorias roubadas também) que eu desconfio a venda em outros mercados.
Valeria a pena uma investigação mais apurada. Nos municípios menores, as roubadas são oferecidas diretamente aos lojistas, que se vêem “obrigados” a comprar para continuar seu negócio.
Acho que o mega Box é o deposito do Zona Sul, ou seja, quando se compra no delivery é desse endereço que vem. Valeria a pena verificar…
Sucesso!!! Na economia que está bombando do governo do amor o que você pode acreditar como verdade, se até produtos com logo de uma Titã da química mundial podem ser reproduzidos?
O que uma coisa tem a ver com a outra? Qual a relação entre o falsificador e o governo?